Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23718
Title: Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro.
Other Titles: Implications of remote teaching in the learning of knowledge in geography: the experience of a third year high school class at Elaine Soares Brasileiro School.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Brenda Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
Keywords: Ensino remoto;Pandemia;Metodologias de ensino;Dificuldades;Geografia - ensino;remote teaching;Pandemic;teaching methodologies;difficulties;Geography - teaching
Issue Date: 18-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Brenda Gomes. Implicações do ensino remoto na aprendizagem dos conhecimentos em geografia: a vivência de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A discussão acerta do ensino remoto no período da pandemia (2020), as práticas metodológicas adotadas pelas escolas e professores e ainda as dificuldades que alunos e professores enfrentaram ao longo desse período, enfatizando ainda a importância da educação geográfica neste modelo de ensino é um assunto muito rico, com um leque de discursões diversificado. Para tanto, a discussão aqui proposta partiu da leitura bibliográfica e das experiências pessoais e uma pesquisa aplicada na escola Elaine Soares Brasileiro para avaliar a realidade vivenciada pela professora de geografia e uma turma de terceiro ano do ensino médio ao ensino remoto durante o período de pandemia. Percebe-se diante do que foi discutido ao longo do texto, a importância do conhecimento geográfico para a formação dos alunos na perspectiva de prepará-los para a leitura dos acontecimentos que os cercam e da realidade em que estão inseridos.
Abstract: The discussion of remote teaching in the pandemic period (2020) is right, the methodological practices adopted by schools and teachers and also the difficulties that students and teachers faced throughout this period, emphasizing the importance of geographic education in this teaching model is a subject very rich, with a diverse range of speeches. To this end, the discussion proposed here was based on bibliographic reading and personal experiences and an applied research at Elaine Soares Brasileiro school to assess the reality experienced by the geography teacher and a third-year class from high school to remote education during the period of pandemic. It is clear from what was discussed throughout the text, the importance of geographic knowledge for the education of students in the perspective of preparing them to read the events that surround them and the reality in which they are inserted
Keywords: Ensino remoto
Pandemia
Metodologias de ensino
Dificuldades
Geografia - ensino
remote teaching
Pandemic
teaching methodologies
difficulties
Geography - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23718
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRENDA GOMES FERREIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2021.pdfBrenda Gomes Ferreira. TCC. Licenciatura em Geografia. 2021.849.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.