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dc.creator.IDVITÓRIO, V. H. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.-
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, I. M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003009506775932pt_BR
dc.contributor.advisor2ARRUDA, Sonaly Mendes.-
dc.contributor.advisor2IDARRUDA, S. M.-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0847973469707571-
dc.contributor.referee1CRUZ, Walter Santa.-
dc.contributor.referee1IDCRUZ, W. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171470119353085pt_BR
dc.contributor.referee2QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.-
dc.contributor.referee2IDQUEIROZ JÚNIOR, H. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1612814908242211pt_BR
dc.description.resumoAs redes neurais artificiais são um tipo de Machine Learning (modelo computacional), cuja estrutura se assemelha a rede de neurônios do cérebro humano. São utilizadas em várias áreas do conhecimento, incluindo o setor de transportes, com o intuito de obter informações de forma mais rápida e precisa. Nesse sentido, o objetivo principal do trabalho é desenvolver redes neurais, utilizando um software de simulação de matrizes com pacote para redes neurais artificiais, que sejam capazes de determinar a variação do nível de serviço da BR-230, no trecho do km 20 ao km 137,38, nas duas pistas (sentidos JP-CG e CG-JP). Para isso, foram avaliados os dados de monitoramento do trecho, fornecidos pelo DNIT, para calcular os valores correspondentes a densidade e nível de serviço, a partir da metodologia do DNIT, considerando dias típicos de tráfego, e identificar os horários críticos onde há redução dele na rodovia em estudo, desse modo, com os dados tratados, foram estudadas diferentes arquiteturas para as RNA’s e a partir de treinamentos e testes, foi possível construir uma rede neural capaz de entregar resultados com uma precisão em torno de 95% e avaliar o comportamento do fluxo da rodovia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleRedes neurais aplicadas à determinação do nível de serviço da BR-230.pt_BR
dc.date.issued2021-05-21-
dc.description.abstractArtificial neural networks are a type of Machine Learning (computational model), whose structure resembles the network of neurons in the human brain. They are used in various areas of knowledge, including the transport sector, to obtain information more quickly and accurately. In this sense, the main objective of the work is to develop neural networks, using a matrix simulation software with package for artificial neural networks, that can determine the variation of the service level of the BR-230, in the stretch of km 20 to km 137,38, in the two lanes (JP-CG and CG-JP directions). For that, the stretch monitoring data, provided by DNIT, were evaluated to calculate the values corresponding to density and service level, using the DNIT methodology, considering typical traffic days, and to identify the critical times where there is a reduction in it on the highway understudy, therefore, with the data processed, different architectures for the ANNs were studied and, based on training and tests, it was possible to build a neural network capable of delivering results with an accuracy of around 95% and assessing the behavior the flow of the highway.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23719-
dc.date.accessioned2022-02-24T12:49:10Z-
dc.date.available2022-02-24-
dc.date.available2022-02-24T12:49:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRedes neurais artificiaispt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectRodovia BR - 230pt_BR
dc.subjectRede perceptronpt_BR
dc.subjectRedes neurais e rodoviaspt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectAprendizagem de máquinapt_BR
dc.subjectSoftware de simulação de matrizespt_BR
dc.subjectArtificial neural networkspt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectHighway BR - 230pt_BR
dc.subjectPerceptron networkpt_BR
dc.subjectNeural networks and highwayspt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectMatrix simulation softwarept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVITÓRIO, Victor Hugo da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNeural networks applied to the determination of the service level of the BR-230.pt_BR
dc.identifier.citationVITÓRIO, Victor Hugo da Silva. Redes neurais aplicadas à determinação do nível de serviço da BR-230. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23719pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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