Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23723
Title: A utilização do jogo Conhecendo a Paraíba como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.
Other Titles: The use of the game Knowing Paraíba as a methodological resource in the teaching and learning process of geographic content.
???metadata.dc.creator???: ROLIM, Thayanne Xavier.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
Keywords: Jogos didáticos;Geografia da Paraíba;Geografia - ensino;Conhecendo a Paraíba - jogo;Didactic games;Geography of Paraíba;Geography - teaching;Knowing Paraíba - game;Ensino de Geografia;Recurso didático - jogo
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROLIM, Thayanne Xavier. A utilização do jogo Conhecendo a Paraíba como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos. 2021. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Conhecendo a Paraíba”, bem como suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos. A proposta de construção do referido jogo, aborda a temática referente as principais características geográficas do Estado da Paraíba. Os interlocutores dessa pesquisa são os discentes e o professor supervisor participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Cajazeiras – PB, atuantes na E.M.E.I.E.F. Matias Duarte Rolim. Os procedimentos metodológicos foram precedidos e subsidiados por pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em três etapas, na primeira etapa trabalhamos o contexto histórico do uso dos jogos no processo de ensino e os planejamentos necessários para o uso e construção de jogos didáticos. Na segunda etapa constituímos uma aula expositiva dialogada sobre o conteúdo referente a Geografia da Paraíba, abordando as principais características geográficas do Estado e as possibilidades de inclusão desse conteúdo de maneira conjunta aos conteúdos vigentes nos currículos trabalhados em sala de aula. A terceira e última etapa da oficina culminou com a apresentação e aplicação do Jogo Conhecendo a Paraíba. Os resultados alcançados com a ministração da oficina, apresentação e aplicação do jogo foram satisfatórios, proporcionando momentos de aprendizagem de maneira lúdica, dinâmica e agradável.
Abstract: This work presents the objective of presenting and analyzing the process of construction and application of the game "Knowing Paraíba", as well as its contributions to the process of teaching and learning of geographic contents. The proposed construction of the game approaches the theme related to the main geographic characteristics of the State of Paraíba. The interlocutors of this research are the students and the supervising teacher participating in the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching (PIBID) Geography Subproject of the Federal University of Campina Grande (UFCG) Campus Cajazeiras - PB, acting in the E.M.E.I.E.F. Matias Duarte Rolim. The methodological procedures were preceded and subsidized by bibliographic research that structured a workshop in three stages. In the first stage we worked on the historical context of the use of games in the teaching process and the necessary planning for the use and construction of didactic games. In the second stage we had an expository dialogued class about the content related to the Geography of Paraíba, approaching the main geographic characteristics of the State and the possibilities of including this content together with the current content of the curriculum worked in the classroom. The third and last stage of the workshop culminated with the presentation and application of the game Knowing Paraíba. The results achieved with the workshop, presentation and application of the game were satisfactory, providing learning moments in a playful, dynamic and pleasant way.
Keywords: Jogos didáticos
Geografia da Paraíba
Geografia - ensino
Conhecendo a Paraíba - jogo
Didactic games
Geography of Paraíba
Geography - teaching
Knowing Paraíba - game
Ensino de Geografia
Recurso didático - jogo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23723
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAYANNE XAVIER ROLIM. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2021.pdfThayanne Xavier Rolim. TCC. Licenciatura em Geografia. 2021.3.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.