Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, K. F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4161759470328746pt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, José Deomar de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDBARROS, J. D. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746998969781203pt_BR
dc.contributor.referee1FLORENTINO, Hugo da Silva.-
dc.contributor.referee2LOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos.-
dc.description.resumoOs docentes enfrentam diversas dificuldades, como também mudanças na busca de aprendizagens significativas por parte dos discentes. No contexto da pandemia do COVID-19 as dificuldades aumentaram, sendo adotado pelos professores o ensino remoto como estratégia pedagógica para que os discentes continuassem a ter acesso à educação. Neste aspecto, a presente pesquisa teve por objetivo conhecer as perspectivas e percepções acerca do ensino remoto dos docentes de Ciências do Ensino Fundamental II na cidade de Cajazeiras-PB. Foram realizadas entrevistas, com seis docentes do componente curricular Ciências Naturais atuantes na Rede Pública Municipal de Ensino de Cajazeiras, através do Google Meet com utilização de questionário semiestruturado. Para a interpretação do material coletado foi adotada a técnica da análise de conteúdo. As docentes entrevistadas têm entre 10 e 25 anos de atuação no ensino de Ciências. Nas aulas presenciais os recursos citados como maior utilização foram livro didático, projetor de slides, e quadro branco, quanto à participação dos discentes nas aulas as docentes consideraram satisfatória, e tiveram bom aproveitamento. No ensino remoto predomina o uso do Google Meet, YouTube, Google forms, WhattsApp, já o aproveitamento tornou-se regular devido a falta de apoio familiar e falta de acesso a internet com velocidade satisfatória para acompanhar as aulas e atividades. Conforme relato das entrevistadas, o ensino remoto sobrecarregou as demandas de trabalho docente, que mesmo com uso das tecnologias mantém o método tradicional de ensino. Destaca-se a necessidade da oferta de cursos de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, na busca de melhorar o desempenho docente, bem como maior qualidade no processo ensino-aprendizagem em situações extraordinárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleEnsino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2021-10-04-
dc.description.abstractEducators face a number of difficulties, such as changes in the search for significant learning on the part of students. In the context of the COVID-19 pandemic, the difficulties increased and educators needed to adopt remote teaching so that students could continue having access to an education. The aim of the present study was to investigate the perspectives and perceptions of high school science teachers regarding remote teaching in the city of Cajazeiras, state of Paraíba, Brazil. Interviews were held with six educators of natural sciences working in the municipal public school system through Google Meet. Data were collected with the aid of a questionnaire. Content analysis was employed for the interpretation of the material collected. The educators had between 10 and 25 years of experience in teaching science. During in-person classes, the resources most cited were textbooks, slide projectors and white board. The educators considered the participation of the students satisfactory, with a good performance level. During remote teaching, the use of Google Meet, YouTube, Google Forms and WhatsApp predominated, with performances only considered fair due to the lack of family support and a lack of access to the internet with satisfactory speed to follow the classes and activities. The interviewees reported that remote teaching increased the demands of the job and that they maintained the traditional teaching method even with the use of technologies. The findings underscore the need to offer continued education courses addressing the use of digital information and communication technologies to improve the performance of teachers and enhance the quality of the teaching and learning process in extraordinary situations.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23724-
dc.date.accessioned2022-02-24T14:10:59Z-
dc.date.available2022-02-24-
dc.date.available2022-02-24T14:10:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAulas onlinept_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEducação na pandemiapt_BR
dc.subjectremote teachingpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectonline classespt_BR
dc.subjecttechnologiespt_BR
dc.subjectEducation in the pandemicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRemote teaching: perspectives and perceptions of science teachers from the Municipal Education Network of Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Kallyanne Fernandes da Silva. Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras-PB. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALLYANNE FERNANDES DA SILVA SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.2021.pdfKallyanne Fernandes da Silva Santos. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas.2021.747.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.