Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23725
Title: Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II.
Other Titles: Ugly Raimundo in the magical and wonderful never-ending land: a proposal to mediate the reading of the literary text in Elementary School II.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Erdenia Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Geranilde Silva e.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CASTRO, Onireves Monteiro de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARRETO, José Wanderley Alves de.
Keywords: Leitura;Formação do leitor;Ensino fundamental - leitura;Letramento;Intertextualidade;Texto literário;Reading;Reader training;Elementary school - reading;Literacy;Intertextuality;Literary text
Issue Date: 21-Jan-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Erdenia Alves. Raimundo feio na mágica e maravilhosa terra do nunca: uma proposta de mediação da leitura do texto literário no Ensino Fundamental II. 2019. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho desenvolveu-se com o objetivo de investigar a formação leitora dos alunos do 9º ano e, mais especificamente, elaborar um Caderno de Oficina que auxilie os professores do Ensino Fundamental II no trabalho com essa formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em turmas do 9º ano da escola pública estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel, em Juazeiro do Norte CE. O aparato teórico teve como base as contribuições de BAMBERGER (1986), CALVINO (2007), COLOMER (2003), (2007), COSSON (2012) (2014), MORAIS (1996), MANGUEL (1997), MAIA (2007), MARTINS (2000), PINHEIRO (2001), dentre outros. A análise dos dados confirmou a hipótese de que a prática de leitura para a formação de bons leitores não deve se restringir apenas à leitura dos textos disponíveis no livro didático, adaptados e/ou fragmentados, ou àquelas literaturas disponibilizadas e cobradas pelo currículo escolar, mas deve expandir-se para a leitura de textos literários na íntegra, como os da literatura infanto-juvenil e de outros livros que agradem o público em questão. Desse modo, concluiu-se que a elaboração de uma proposta de trabalho com a leitura de forma descontraída e lúdica pode despertar o gosto pela leitura, provocar mudanças humanas fundamentais à formação cidadã e que o papel do professor como mediador nesse processo é de fundamental importância.
Abstract: This work was developed with the objective of investigating the reading formation of the 9th grade students and, more specifically, elaborating a Workshop Book that will assist elementary school teachers in the work with this training. For that, a field research was carried out in the 9th grade classes of the state public school of Elementary and Middle School Presidente Geisel. The theoretical apparatus was based on the contributions made by BAMBERGER (1986), CALVINO (2007), COLOMER (2003), (2007), COSSON (2012) (2014), MORORES (1996), MANGUEL (1997), MARTINS (2000), PINHEIRO (2001), among others. The analysis of the data confirmed the hypothesis that the practice of reading for the formation of good readers should not be restricted to reading the texts available in the textbook, adapted and / or fragmented, or to those literatures made available and collected by the school curriculum, but Should expand to the reading of literary texts in full, such as those of children's literature and other books that please the public in question. Thus, it was concluded that the preparation of a work proposal with reading in a relaxed and playful way can arouse the taste for reading, bring about fundamental human changes to the citizen's formation and that the role of the teacher as mediator in this process is of fundamental importance.
Keywords: Leitura
Formação do leitor
Ensino fundamental - leitura
Letramento
Intertextualidade
Texto literário
Reading
Reader training
Elementary school - reading
Literacy
Intertextuality
Literary text
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23725
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERDENIA ALVES SANTOS. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2019.pdfErdenia Alves Santos. Dissertação PROFLETRAS. 2019.2.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.