Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2373
Title: Em busca do trabalho: Estudo sobre os egressos do Ensino Técnico Agropecuário da Paraíba - 1974/1981.
Other Titles: In search of work: Study on the graduates of the Agricultural Technical Education of Paraíba - 1974/1981.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Ana Lígia da Cruz Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do.
Keywords: Relação escola e trabalho;Curso Técnico Agropecuário;Colégio Agrícola Vidal de Negreiros;Colégio Agrícola Assis Chateaubriand;História do Ensino Agrícola no Brasil;Egressos - Curso Técnico Agrícola;Mercado de trabalho - Técnico Agrícola;Educação Agrícola;School and work relationship;Agricultural Technical Course;Agricultural Education;History of Agricultural Education in Brazil
Issue Date: Jun-1984
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Ana Ligia da Cruz Barbosa. Em busca do trabalho: Estudo sobre os egressos do Ensino Técnico Agropecuário da Paraíba - 1974/1981. 1984. 186f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1984.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo visa detectar a relação entre escola/trabalho na situação específica de Curso Técnico Agropecuário (CTA), curso profissionalizante a nível de 2º grau, na Paraíba , através de levantamento da situação profissional dos egressos do Colégio Agrícola Vidal de Neqreiros (CAVN) e Colégio Agrícola Assis Chateaubriand no período 1974/1981. Inicialmente, fizemos um estudo da educação na sociedade capitalista em geral e da história desta forma de ensino no Brasil, a fim de podermos situá-lo na atualidade e caracterizarmos os 2 (dois) colégios que serviram de base à pesquisa realizada. Mereceu destaque especial a caracterização de egressos e a situação profissional em que eles se encontram, e quais os fatores que dificultam suas possibilidades de ingressar no mundo do trabalho. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário através do qual foram atingidos 305 egressos dos 901 que concluíram o curso no período delimitado. Com a análise dos depoimentos obtidos chegamos à conclusão de que embora a maior parte dos alunos esteja trabalhando, apenas relativamente, pequeno percentual labora em sua área de formação (45, 9%) porque os demais trabalham fora dessa área de formação (23,3%) exercendo as mais variadas funções. entre os primeiros, observamos que um índice significativo está vinculado a empresas do setor público, havendo predominantemente, ingressado por concurso. Paralelamente, contamos também contingente elevado de Técnicos Agropecuários (TAs) desempregados (22,9%). Pequeno percentual de egressos está fazendo curso superior (7,8%) não obstante o alto índice de procura à Universidade (81,0%). Verificamos ainda, que as causas principais apontadas pelos egressos, motivando o afastamento de sua área de formação, são voltadas para o fato de eles não conseguirem emprego pela limitação do mercado de trabalho (60,0% dos que trabalham em outras atividades e 65,8% dos desempregados, apontaram esta causa como a mais relevante).
Keywords: Relação escola e trabalho
Curso Técnico Agropecuário
Colégio Agrícola Vidal de Negreiros
Colégio Agrícola Assis Chateaubriand
História do Ensino Agrícola no Brasil
Egressos - Curso Técnico Agrícola
Mercado de trabalho - Técnico Agrícola
Educação Agrícola
School and work relationship
Agricultural Technical Course
Agricultural Education
History of Agricultural Education in Brazil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2373
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA LIGIA DA CRUZ BARBOSA ARAÚJO - DISSERTAÇÃO PPGCS 1984..pdfAna Ligia da Cruz Barbosa Araújo - Dissertação PPGCS 1984.37.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.