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Title: Utilização de Compactador Giratório SUPERPAVE (CGS) na dosagem de misturas asfálticas do tipo Camada Porosa de Atrito (CPA).
Other Titles: Use of SUPERPAVE Rotary Compactor (CGS) in the dosage of asphalt mixtures of the Friction Porous Layer (CPA) type.
???metadata.dc.creator???: NÓBREGA, Edilza Rakel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SOUSA, Talita Miranda de.
Keywords: Geotecnia;Misturas asfáltica;Pavimentação asfáltica;Camada Porosa de Atrito - mistura asfáltica;Compactador giratório SUPERPAVE;Pavimento flexível;Geotechnics;Asphalt mixtures;Asphalt paving;Friction Porous Layer - asphalt mixture;SUPERPAVE Rotary Compactor;Flexible flooring
Issue Date: Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NÓBREGA, Edilza Rakel. Utilização de Compactador Giratório SUPERPAVE (CGS) na dosagem de misturas asfálticas do tipo Camada Porosa de Atrito (CPA). 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23732
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil, país predominantemente rodoviário, tem-se motivado a busca por métodos de pavimentação que ofereçam conforto e segurança aos usuários, garantindo entre outras características, uma boa resistência a derrapagens e a drenagem eficaz das águas superficiais. Para suprir essa necessidade surgiram os pavimentos drenantes, que são empregados a fim de mitigar a necessidade de que um pavimento seja capaz de permitir o escoamento de águas, como é o caso da Camada Porosa de Atrito (CPA). A CPA é uma tecnologia utilizada como revestimento de pavimentos, e tem por característica o elevado índice de vazios, entre 18 e 25%. O objetivo dessa pesquisa foi contribuir nas investigações sobre a viabilidade do uso do compactador giratório Superpave (CGS), na dosagem da CPA, com base nos parâmetros estabelecidos pela norma DNIT-ME 386/99. Desta forma, objetivou-se acrescentar a vantagem da compactação por amassamento, que simula mais fielmente a compactação de campo, à realidade da dosagem brasileira para camadas porosas de atrito, que atualmente é feita por meio da metodologia Marshall. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas compactações no CGS de misturas asfálticas nos teores de ligante de 3,5%, 4,0%, 4,5%, 5,0% e 5,5% em peso de agregado, as quais foram ensaiadas para determinação dos parâmetros de volume de vazios, desgaste por abrasão - Cântabro e resistência à tração por compressão diametral como determinado pela DNIT-ME 386/99, para fins de dosagem. Em posse destes parâmetros, o teor ótimo definido foi de 4,5% de ligante para a CPA. Com proposito de avaliar os efeitos da compactação CGS na mistura CPA dosada pelos parâmetros da DNIT-ME 386/99, foi realizado os ensaios de caracterização mecânica e hidráulica estabelecidos pela ASTM D7064-13, que são volume de vazios, cântabro, resistência a tração por compressão diametral, escorrimento, módulo de resiliência, lottman e vazios comunicantes. Os resultados encontrados foram satisfatórios, apontando a viabilidade do uso da compactação CGS em misturas asfálticas tipo CPA dosadas de acordo com os parâmetros estabelecidos pela norma brasileira DNIT-ME 386/99.
Abstract: In Brazil, a country that uses predominantly road transport, has been doing research for paving methods that are able to offer confort and safety to users. It guarantees a good skid resistance and a effective drainage of superficial waters, among other characteristics. Therefore draining pavments were created. They are used to mitigate the need for the pavement to allow the flow of waters, much like the Open-graded friction course (OGFC). The OGFC is a tecnology used as floor coating and its main characteristic is high volume of air voids, between 18% and 25%. The goal of this research is to contribute in investigations about the viability of use Compaction SGC, in dosage of OGFC, based on parameters stablished by norm DNIT-ME 386/99. Thus the study aimed to increase the benefit of kneading compaction that simulate more accurately the compaction field, to reality of Brazilian dosage of OGFC, which is now made with Marshall technology. In this study, we made Compaction SGC of asphalt mixtures in binder contentes of 3,5%, 4,0%, 4,5%, 5,0% e 5,5% in aggregate weight. They were tested to determine the parameters of volume of air voids, Cantabro and Indirect Tensile Strength, as determined by the DNIT-ME 386/99 standard for dosage purposes, Considering the results, the optimal content binder is 4,5% for OGFC. With the purpose of evaluating the effects of Compaction SGC in the CPA mixture dosed by the parameters of DNIT-ME 386/99, the mechanical and hydraulic characterization tests established by ASTM D7064-13 were carried out, which are volume of air voids, Cantabro, Indirect Tensile Strength, flow, Resilient Modulus, moisture-induced damage and communicating voids. The results found were satisfactory, indicating the feasibility of using Compaction SGC in OGFC dosed according to the parameters established by the Brazilian standard DNIT-ME 386/99.
Keywords: Geotecnia
Misturas asfáltica
Pavimentação asfáltica
Camada Porosa de Atrito - mistura asfáltica
Compactador giratório SUPERPAVE
Pavimento flexível
Geotechnics
Asphalt mixtures
Asphalt paving
Friction Porous Layer - asphalt mixture
SUPERPAVE Rotary Compactor
Flexible flooring
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23732
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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