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Title: Em busca do trabalho: estudo sobre os egressos do ensino técnico agropecuário da Paraíba - 1974/1981.
Other Titles: In search of work: Study on the graduates of the Agricultural Technical Education of Paraíba - 1974/1981.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Ana Lígia da Cruz Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do.
Keywords: Relação Escola e Trabalho;Curso Técnico Agropecuário;Colégio Agrícola Vidal de Negreiros;Colégio Agrícola Assis Chateaubriand;História do Ensino Agrícola no Brasil;Egressos - Curso Técnico Agrícola;Mercado de Trabalho - Técnico Agrícola;Educação Agrícola;School and Work Relationship;Agricultural Technical Course;Agricultural Education;History of Agricultural Education in Brazil
Issue Date: Jun-1984
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Ana Ligia da Cruz Barbosa. Em busca do trabalho: estudo sobre os egressos do ensino técnico agropecuário da Paraíba - 1974/1981. 1984. 186f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1984. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2373
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo visa detectar a relação entre escola/trabalho na situação específica de Curso Técnico Agropecuário (CTA), curso profissionalizante a nível de 2º grau, na Paraíba , através de levantamento da situação profissional dos egressos do Colégio Agrícola Vidal de Neqreiros (CAVN) e Colégio Agrícola Assis Chateaubriand no período 1974/1981. Inicialmente, fizemos um estudo da educação na sociedade capitalista em geral e da história desta forma de ensino no Brasil, a fim de podermos situá-lo na atualidade e caracterizarmos os 2 (dois) colégios que serviram de base à pesquisa realizada. Mereceu destaque especial a caracterização de egressos e a situação profissional em que eles se encontram, e quais os fatores que dificultam suas possibilidades de ingressar no mundo do trabalho. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário através do qual foram atingidos 305 egressos dos 901 que concluíram o curso no período delimitado. Com a análise dos depoimentos obtidos chegamos à conclusão de que embora a maior parte dos alunos esteja trabalhando, apenas relativamente, pequeno percentual labora em sua área de formação (45, 9%) porque os demais trabalham fora dessa área de formação (23,3%) exercendo as mais variadas funções. entre os primeiros, observamos que um índice significativo está vinculado a empresas do setor público, havendo predominantemente, ingressado por concurso. Paralelamente, contamos também contingente elevado de Técnicos Agropecuários (TAs) desempregados (22,9%). Pequeno percentual de egressos está fazendo curso superior (7,8%) não obstante o alto índice de procura à Universidade (81,0%). Verificamos ainda, que as causas principais apontadas pelos egressos, motivando o afastamento de sua área de formação, são voltadas para o fato de eles não conseguirem emprego pela limitação do mercado de trabalho (60,0% dos que trabalham em outras atividades e 65,8% dos desempregados, apontaram esta causa como a mais relevante).
Abstract: The present study aims to detect the relationship between school / work in the specific situation of Agricultural Technical Course (CTA), a vocational course at the 2nd level level, in Paraíba , through a survey of the professional situation of graduates of the Vidal de Neqreiros Agricultural College (CAVN) and the Assis Chateaubriand Agricultural College in the period 1974/1981. Initially, we did a study of education in capitalist society in general and the history of this form of education in Brazil, so that we can situate it in the present time and characterize the two (2) colleges that served as a basis for the research carried out. Particular emphasis was placed on the characterization of graduates and the professional situation in which they find themselves, and what factors hamper their chances of entering the world of work. As a data collection instrument, we used a questionnaire through which 305 graduates of the 901 who completed the course in the delimited period were reached. With the analysis of the testimonies obtained, we conclude that although most of the students are working, only relatively, a small percentage work in their area of ​​training (45, 9%) because the others work outside this area of ​​training (23.3 %) performing the most varied functions. among the former, we observe that a significant index is linked to public sector companies, having predominantly been entered by competition. At the same time, we also had a high number of unemployed Agricultural Technicians (TAs) (22.9%). A small percentage of graduates are enrolled in higher education (7.8%) despite the high demand for university (81.0%). We also verified that the main reasons cited by the graduates, motivating them to move away from their training area, are due to the fact that they are not able to obtain employment due to the limitation of the labor market (60.0% of those working in other activities and 65, 8% of the unemployed, pointed this cause as the most relevant).
Keywords: Relação Escola e Trabalho
Curso Técnico Agropecuário
Colégio Agrícola Vidal de Negreiros
Colégio Agrícola Assis Chateaubriand
História do Ensino Agrícola no Brasil
Egressos - Curso Técnico Agrícola
Mercado de Trabalho - Técnico Agrícola
Educação Agrícola
School and Work Relationship
Agricultural Technical Course
Agricultural Education
History of Agricultural Education in Brazil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2373
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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