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dc.creator.IDMACHADO, J. C. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, I. M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003009506775932pt_BR
dc.contributor.advisor2QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.
dc.contributor.advisor2IDQUEIROZ JÚNIOR, H. S.
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1612814908242211
dc.contributor.referee1SANTA CRUZ, Walter.
dc.contributor.referee2BRAGA, Isabelle Yruska de Lucena Gomes.
dc.description.resumoA mídia ao longo do tempo foi sedimentando a "necessidade" das pessoas possuírem automóveis, colocando-os como ícones de liberdade e sucesso. Isso foi um dos motivos para o aumento do número de automóveis. Logo, o aumento da frota gerou um desconforto dentro dos centros urbanos devido à falta de um planejamento adequado. Tal planejamento pode ser realizado por meio de microssimuladores, onde é possível melhorar a infraestrutura urbana ao modelar casos reais e encontrar parâmetros para serem modificados com o intuito de obter melhores resultados com menor custo para cada caso. Em função disso, esse trabalho objetivou procurar alternativas para priorizar a travessia de pedestres em uma interseção semafórica localizada na cidade de Campina Grande – PB, com a utilização do microssimulador de tráfego PTV VISSIM. Nesse sentido, foram propostas duas soluções, a primeira propôs a implementação de semáforos para pedestres que habilitem duas faixas de pedestres na diagonal da interseção e a segunda propôs a proibição de algumas das permissões existentes na interseção, a fim de possibilitar o pedestre se locomover com segurança. Para a primeira solução, utilizou-se 3 (três) velocidades médias distintas de caminhadas para obter os tempos de vermelho adicional dos semáforos no qual fosse necessário para o pedestre realizar o percurso. Para a segunda solução, foi retirada 4 (quatro) permissões existentes, o que possibilitou uma travessia confortável. Ao estabelecer as duas soluções, deu-se início a calibração do caso real com a utilização dos parâmetros de calibração para o modelo de car following de Wiedemann 99 encontrados no estudo realizado por Queiroz Júnior (2020), como também, as características da interseção como número de vias, sentidos e quantidade de semáforos. Em seguida, foi realizada a calibração de cada solução e, assim, obteve-se as informações do tempo médio de viagem, comprimento médio de fila e o número médio de veículos em cada caso. Com isso, pôde-se concluir que o Modelo 1 da Solução 1 apresentou pouco impacto no tempo médio de viagem como, também, no comprimento médio de fila. E, devido a Solução 2, mesmo apresentando resultados melhores, necessita-se de um estudo envolvendo as interseções existentes no decorrer da Avenida Canal além da abordada neste estudo. Logo, a Solução 1 é a que apresentou resultados com maior credibilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo de implementação e priorização do tráfego de pedestres em inserção semaforizada localizada em Campina Grande - PB, utilizando microssimulador de tráfego.pt_BR
dc.date.issued2021-10-15
dc.description.abstractThe media over time has consolidated the "need" for people to own automobiles, placing them as icons of freedom and success. This was one of the reasons for the increase in the number of automobiles. Then the increase in the fleet generated discomfort within urban centers due to the lack of adequate planning. Such planning can be carried out through microsimulators, where it is possible to improve the urban infrastructure by modeling real cases and finding parameters to be modified in order to obtain better results at a lower cost for each case. As a result, this work aimed to look for alternatives to prioritize pedestrian crossing at a traffic light intersection located in the city of Campina Grande – PB, using the PTV VISSIM traffic microsimulator. For that matter, two solutions were proposed, the first proposes the implementation of traffic lights for pedestrians that enable two crosswalks on the diagonal of the intersection and the second proposes the prohibition of some of the existing permissions at the intersection, in order to allow the pedestrian to move around with safety. For the first solution, 3 (three) different walking average speeds were used to obtain the additional red times of the traffic lights in which it was necessary for the pedestrian to complete the route. For the second solution, 4 (four) existing permits were removed, which allowed for a comfortable crossing. By establishing the two solutions, the calibration of the real case was started using the calibration parameters for the Wiedemann 99's car following model, which were found in the study by Queiroz Júnior (2020), as well as the characteristics of the intersection such as number of lanes, directions, number of traffic lights. Then, each solution was calibrated and, thus, information was obtained on the average travel time, average queue length and the average number of vehicles in each case. Thus, it can be concluded that Model 1 of Solution 1 had little impact on the average travel time, as well as on the average queue length. And, due to Solution 2, even with better results, a study involving the existing intersections along Avenida Canal is needed, in addition to the one addressed in this study. Therefore, Solution 1 is the one with the most credible results.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23741
dc.date.accessioned2022-02-25T11:55:19Z
dc.date.available2022-02-25
dc.date.available2022-02-25T11:55:19Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectTráfego de pedestres - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPedestres - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectInserção semaforizadapt_BR
dc.subjectSemáforopt_BR
dc.subjectPedestrianismopt_BR
dc.subjectMicrossimulador de tráfego PTV VISSIMpt_BR
dc.subjectPTV VISSIM - microssimulador de tráfegopt_BR
dc.subjectSoftware PTV VISSIMpt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectMobilidade a pépt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.subjectPedestrian traffic - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPedestrians - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectTraffic light insertionpt_BR
dc.subjectSemaphorept_BR
dc.subjectPedestrianismpt_BR
dc.subjectPTV VISSIM traffic microsimulatorpt_BR
dc.subjectPTV VISSIM - traffic microsimulatorpt_BR
dc.subjectPTV VISSIM Softwarept_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectMobility on footpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACHADO, Júlio César Borba
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of implementation and prioritization of pedestrian traffic in traffic lights located in Campina Grande - PB, using a traffic microsimulator.pt_BR
dc.identifier.citationMACHADO, Júlio César Borba. Estudo de implementação e priorização do tráfego de pedestres em inserção semaforizada localizada em Campina Grande - PB, utilizando microssimulador de tráfego. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23741pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CTRN - Monografias

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