Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2375
Title: Gestão de políticas públicas inovadoras e sustentabilidade no município de Campina Grande-PB: uma proposta de avaliação à luz das iniciativas democráticas e participativas.
Other Titles: Management of innovative public policies and sustainability in the city of Campina Grande-PB: a proposal for evaluation in the light of democratic and participatory initiatives.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Gêuda Anazile da Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE, Jackeline Amantino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEDROSO, Eugênio Ávila.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FURLANETTO, Egídio Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee4???: DANTAS NETO, José.
Keywords: Políticas Públicas.;Indicadores de Sustentabilidade.;Desenvolvimento Sustentável.;Public Policy.;Sustainability´s Indicators.;Sustainable Development.
Issue Date: 27-Jun-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Gêuda Anazile da Costa. Gestão de políticas públicas inovadoras e sustentabilidade no município de Campina Grande-PB: uma proposta de avaliação à luz das iniciativas democráticas e participativas. 2011. 193 f. Tese (Doutorado em Recursos naturais) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande-PB, 2011
???metadata.dc.description.resumo???: A crise sócioambiental instalada coloca em xeque o modelo de desenvolvimento vigente e traz à tona o debate sobre a viabilidade do desenvolvimento sustentável. No Brasil, em âmbito local, ganha impulso a formulação de políticas públicas participativas voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável. Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da implementação de políticas públicas inovadoras de cunho democrático e participativo sob o índice de desenvolvimento sustentável do município de Campina Grande, PB, na gestão 2005-2008. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza quantitativa e qualitativa, em duas etapas. Na primeira, buscou-se identificar junto à Prefeitura Municipal programas implementados na gestão 2005-2008, que, de acordo com a sistematização de variáveis denominada Eixos e Elementos de Inovação para Identificação do Novo Repertório das Políticas Urbanas, proposta por Farah (1997; 2002); e Spink e Farah (1999), pudessem ser classificados como inovadores de cunho democrático e participativo. Já na segunda etapa, almejou-se mensurar o indice de desenvolvimento sustentável do município de Campina Grande, PB, para os anos 2005 e 2008, tomando como base a metodologia nomeada IDSM – Indice de Desenvolvimento Sustentável Municipal, proposta por Martins e Candido (2008). Os dados relativos aos programas municipais foram submetidos à análise de conteúdo e posteriormente comparados aos índices de desenvolvimento sustentável detectados no município e período em questão. Os resultados indicam que os programas investigados apresentam relação direta com as dimensões social e político-institucional, no entanto essas não apresentaram alteração em seu desempenho nos anos de 2005 e 2008. Conclui-se que as políticas públicas municipais de cunho democrático e participativo, implementadas no município de Campina Grande, PB, na gestão 2005-2008, não impactaram o indice de desenvolvimento sustentável deste município naqueles anos, apesar deste ter apresentado uma pequena evolução, a performance aceitável foi mantida nos anos em estudo.
Keywords: Políticas Públicas.
Indicadores de Sustentabilidade.
Desenvolvimento Sustentável.
Public Policy.
Sustainability´s Indicators.
Sustainable Development.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Recursos Naturais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2375
Appears in Collections:Doutorado em Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GÊUDA ANAZILE DA COSTA GONÇALVES - TESE PPGRN 2011.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.