Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, W. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7502147350586531pt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, Diego Marceli.-
dc.contributor.advisor1IDROCHA, D. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3149875009074968pt_BR
dc.contributor.referee1FREGOLENTE, Douglas.-
dc.contributor.referee2SILVA, João Maria da.-
dc.description.resumoDesde 2016, o sistema educacional paraibano passa por uma série de modificações que buscam incorporar a dinâmica das Escolas de Tempo Integral na realidade dos alunos do Estado da Paraíba. Esse processo discute, além dos aspectos associados às mudanças estruturais das escolas, também questões relacionadas ao currículo e ao trabalho docente. Nesse cenário, e em especial, aquele associado ao Ensino de Física, buscamos analisar a influência das crenças de autoeficácia, de um grupo de professores de Física, em seu trabalho docente. Por meio de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, entrevistamos quatro professores que lecionam a respeito dos saberes físicos em Escolas de Tempo Integral no alto sertão paraibano. É importante destacar que todos os participantes da pesquisa, vivenciaram a mudança de realidade da modalidade de Ensino Regular para de Tempo Integral. O estudo demonstrou que as crenças de autoeficácia dos professores, em atuar na modalidade de Tempo Integral, têm ações sólidas no desempenho de atividades e na tomada de decisões de seus julgamentos, frente as adaptações e as diversas situações de adversidade na modalidade de Ensino de Tempo Integral. Além disso, a investigação expôs a importância da formação acadêmica, voltada às práticas docentes, a serem aplicadas nessa modalidade de ensino. Práticas que discutam a importância de métodos inovadores para formação dos discentes para que, assim, possam desenvolver as competências necessárias para os desafios do século XXI. Por fim, o estudo demonstrou a relevância das pesquisas de forma qualitativa, a partir das crenças de autoeficácia dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleCrenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.pt_BR
dc.date.issued2021-10-20-
dc.description.abstractSince 2016, the educational system in Paraíba has undergone a series of changes that seek to incorporate the dynamics of Full-Time Schools into the reality of students in the State of Paraíba. This process discusses, in addition to aspects associated with structural changes in schools, also issues related to the curriculum and teaching work. In this scenario, and especially that associated with Physics Teaching, we seek to analyze the influence of self-efficacy beliefs of a group of Physics teachers in their teaching work. Through a study of a qualitative nature, of the case study type, we interviewed four teachers who teach about physical knowledge in Full-Time Schools in the high sertão of Paraíba. It is important to highlight that all the research participants experienced the change in reality from the regular teaching modality to full-time. The study showed that teachers' self-efficacy beliefs, in working in the Full-Time modality, have solid actions in the performance of activities and in the decision-making of their judgments, in the face of adaptations and the various adversity situations in the Time Teaching modality. full In addition, the investigation exposed the importance of academic training, focused on teaching practices, to be applied in this teaching modality. Practices that discuss the importance of innovative methods for training students so that they can develop the necessary skills for the challenges of the 21st century. Finally, the study demonstrated the relevance of qualitative research, based on teachers' self-efficacy beliefs.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23750-
dc.date.accessioned2022-02-25T13:57:30Z-
dc.date.available2022-02-25-
dc.date.available2022-02-25T13:57:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEscola de Tempo Integralpt_BR
dc.subjectSelf-efficacypt_BR
dc.subjectTeaching Physicspt_BR
dc.subjectFull Time Schoolpt_BR
dc.subjectCrenças - Professores de Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Walison Arruda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSelf-efficacy beliefs of physics teachers from Alto Sertão Paraibano: an analysis of the transition from the regular teaching model to the full-time model.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Walison Arruda. Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALISON ARRUDA FERREIRA. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2021.pdfWalison Arruda Ferreira. TCC. Licenciatura em Física. 2021.585.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.