Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CASTRO, Onireves Monteiro de.-
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828pt_BR
dc.contributor.referee1BARRETO , Maria Irisdene Batista.-
dc.contributor.referee2SOARES, Luiza de Marilac Ramos.-
dc.description.resumoO estudo das categorias gramaticais e das relações existentes entre as palavras sempre constituiu grande parte das aulas de língua portuguesa nas escolas brasileiras. Por um lado, a morfologia como a parte da gramática que estuda o vocábulo. Por outro, a sintaxe como a análise das combinações das palavras na organização das frases, bem como na observação e classificação das funções exercidas por elas. Dois campos que se complementam, porém que geram muita dificuldade para o professor ministrá-los e para o aluno compreendê-los. Por esse motivo, tem-se a necessidade da união desses dois campos de modo a um contribuir para a compreensão do outro, formando o que é conhecido como morfossintaxe. Sabendo dessas dificuldades em se trabalhar com a morfologia e a sintaxe, esta obra veio com o intuito de oferecer um suporte que possa auxiliar professor e aluno na lida com esses assuntos. A presente dissertação tem como objetivo contribuir para as aulas de língua portuguesa, no tocante ao estudo da morfossintaxe do período simples no oitavo ano do ensino fundamental. Para a criação do referido trabalho, foram abordadas obras de autores consagrados, como AZEREDO (2000), CAMARA JR (2007), FERRAREZI JR (2012), FRANCHI (2006), TRAVAGLIA e outros a fim de criar um arcabouço teórico como base epistemológica. Para esse fim de ajudar no ensino da morfossintaxe, foi criado um manual de apoio que procura oferecer conceitos referentes à morfossintaxe e exercícios que contribuam para a construção desse conhecimento por parte do aluno. Para a composição desse manual, foram priorizados textos que fazem parte da realidade do aluno, como: tirinhas, piadas, poemas, notícias de famosos, visando tornar o trabalho com elementos gramaticais um estudo significativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleMorfossintaxe do período simples: perspectiva com alunos do oitavo ano.pt_BR
dc.date.issued2018-02-19-
dc.description.abstractThe study of grammatical categories and the relationships between words has always constituted a large part of Portuguese language classes in Brazilian schools. On the one hand, morphology as the part of the grammar that studies the word. On the other, the syntax as the analysis of the combinations of words in the organization of sentences, as well as in the observation and classification of the functions exercised by them. Two fields that complement each other, but that generate a lot of difficulty for the teacher to teach them and for the student to understand them. For this reason, it is necessary to unite these two fields in order to contribute to the understanding of the other, forming what is known as morphosyntax. Knowing these difficulties in working with morphology and syntax, this work came with the intention of offering a support that can help teacher and student in dealing with these subjects. The purpose of this dissertation is to contribute to the Portuguese language classes in the study of the morphosyntax of the simple period in the eighth year of elementary school. In order to create such a work, works by well-known authors such as AZEREDO (2000), CAMARA JR (2007), FERRAREZI JR (2012), FRANCHI (2006), TRAVAGLIA and others have been approached in order to create a theoretical framework as an epistemological basis . In order to help in the teaching of morphosyntax, a support manual was created that seeks to offer concepts related to morphosyntax and exercises that contribute to the construction of this knowledge by the student. For the composition of this manual, prioritized texts that are part of the student's reality, such as: comic strips, jokes, poems, celebrity news, aiming to make work with grammar elements a meaningful study.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23751-
dc.date.accessioned2022-03-03T12:26:27Z-
dc.date.available2022-03-03-
dc.date.available2022-03-03T12:26:27Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMorfossintaxept_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectSintaxept_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectMorphosyntaxpt_BR
dc.subjectMorphologypt_BR
dc.subjectSyntaxpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Francisco Paulo Bezerra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSimple period morphosyntax: perspective with eighth grade students.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Paulo Bezerra. Morfossintaxe do período simples: perspectiva com alunos do oitavo ano. 2017. 152p. Dissertação - (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO PAULO BEZERRA SILVA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2017.pdfFrancisco Paulo Bezerra Silva. Dissertação PROFLETRAS. 2017.16.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.