Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23752
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4104970015725324pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, E. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6780232680640790pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA JÚNIOR. Nelson Elizer.
dc.contributor.referee2FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.description.resumoO estudo proposto neste trabalho surge a partir da minha inquietação acerca da maneira inadequada como vem sendo estudado os textos literários nos livros didáticos do nono ano do ensino fundamental. Nessa etapa de escolarização, os textos literários, na maioria das vezes, são abordados através das mesmas estratégias destinadas aos gêneros ditos utilitários. Diante dessa problemática, esta pesquisa apresenta como objetivo principal desenvolver sequências didáticas que contemplem estratégias de abordagem do mito e da lenda para fomentar o letramento literário. O levantamento bibliográfico baseado em Cosson (2009 e 2014), Freire, (1991), Marisa Lajolo e Regina Zilberman, (2007), Mortatti (2004), Soares (2006; 2009), Brandão (2011), Eliade (1972), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) entre outros, revelou alguns dos fatores envolvidos na ineficácia do estudo de textos literários em formar leitores de literatura, dentre eles, o processo de didatização do texto literário e sua mediação através do livro didático, evidenciando a urgente necessidade de se redimensionar esse trabalho. Nesse viés, o professor deve ter concepção que o letramento pode perpassar pela experiência concreta com a diversidade literária, que possibilite a fruição estética e a formação do gosto pela leitura. Ele deverá ter ciência que o letramento literário proporcionado pela escola requer planejamento, pois também pressupõe um aprendizado crítico da literatura. Nessa perspectiva, sugerimos neste trabalho, uma Sequência Didática, concebida à luz de Cosson (2009), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Mascushi (2003). Assim, as atividades propostas aqui em torno do mito de “Apolo e Dafne” presente na obra As 100 Melhores histórias da mitologia, de Franchini, A. S. e Seganfredo (2007), e a lenda “O boto cor-de-rosa”, presente na As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro, de A.S. Franchini (2012) preveem contribuir para desenvolver a proficiência leitora nos discentes. O mito e a lenda serão explorados em suas dimensões estética, cultural, social e ideológica, no intuito de formar leitores críticos. Ressalta-se que as propostas didático-metodológicas apresentadas neste trabalho deverão funcionar como instrumento de ação para os professores de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleO estudo do mito e da lenda como estratégia para fomentar o letramento literário no 9º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019-04-25
dc.description.abstractThe group that received the survey on the literature on non-primary education is a study on the ninth grade of elementary school. In this sense, the literary texts are directed through indicators that allow the so-called utilitarian rulers. In view of this problematic, this research presents as main objective the reading and strategies of approach of myth and legend that contribute to the promotion of literary literacy as a social practice. The literature review based on Cosson (2009 and 2014), Freire (1991), Marisa Lajolo and Regina Zilberman (2007), Mortatti (2004), Soares (2006; 2009), Brandão (2011), Eliade (1972), Dolz, Noverraz Schneuwly (2004) among others, some of whom are involved in the evaluation of literary text in process literature readers, among them, the process of literacy literacy and mediation through the textbook, showing an urgency to resize this work. This is a teacher of the protagonist of the teaching-learning process, for being the mediator between literature and students. In this way, his theory of education is permeated by concrete experience wit literary literature, which enables aesthetic frustration and a formation of taste. The mediating teacher must have knowledge about literary literacy at the same time required, as it also presupposes an in-depth knowledge of literature. In this perspective, it was suggested, in this work, a didactic sequence, conceived in the light of Rildo Cosson (2009), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Mascushi (2003) as a possibility of resizing literature teaching in the ninth year of Elementary School. As well as the world's most important activities of the myth of "Apollo and Daphne", featured in Franchini's AS 100 and Seganfredo (2007), and the legend "The Pink Boot", present in AS Franchini's The 100 Best Legends of Brazilian Folklore (2012) contributes to the formation of readers in the quality of readings and how interpretations are shared. Myth and legend will be explored in their aesthetic, cultural, historical, social and ideological dimensions, as well as on their part with other languages, in order to form readers. It is emphasized that the didactic-methanol proposal the existing function was ready to the age of action to the teachers of Portuguese language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23752
dc.date.accessioned2022-03-03T12:40:45Z
dc.date.available2022-03-03
dc.date.available2022-03-03T12:40:45Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitores críticospt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectLendapt_BR
dc.subjectLiterary Literacypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectTraining of critical readerspt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectMythpt_BR
dc.subjectLegendpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Genecilda Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe study of myth and legend as a strategy to promote literary literacy in the 9th grade of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Genecilda Silva. O estudo do mito e da lenda como estratégia para fomentar o letramento literário no 9º ano do ensino fundamental. 2019. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GENECILDA SILVA DANTAS. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2019.pdfGenecilda Silva Dantas. Dissertação PROFLETRAS. 2019.1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.