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Title: A relação entre o mercado imobiliário e as torres residenciais em Campina Grande - PB.
Other Titles: The relationship between the real estate market and residential towers in Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Camila Cartaxo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANJOS, Kainara Lira dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BONATES, Mariana Fialho.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SCOCUGLIA, Jovanka Baracuhy Cavalcanti
Keywords: Mercado Imobiliário - Campina Grande - PB;Torres residenciais - Campina Grande - PB;Verticalização - Campina Grande - PB;Processo de verticalização - Campina Grande - PB;Condomínios verticais - Campina Grande - PB;Campina Grande - PB - processo de verticalização;Real Estate Market - Campina Grande - PB;Residential towers - Campina Grande - PB;Verticalization - Campina Grande - PB;Verticalization process - Campina Grande - PB;Vertical condominiums - Campina Grande - PB;Campina Grande - PB - verticalization process
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Camila Cartaxo de. A relação entre o mercado imobiliário e as torres residenciais em Campina Grande - PB. 2017. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23764
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho dedica-­se a estudar a relação entre o Mercado Imobiliário e o produto arquitetônico de torres residenciais em Campina Grande – PB no recorte temporal dos últimos 10 anos. O estudo parte da fundamentação teórica acerca do funcionamento do mercado imobiliário e da dinâmica desse mercado em Campina Grande. Na sequência, busca-­se investigar o processo de verticalização nas cidades médias brasileiras e em Campina Grande, enfocando as três localidades definidas como áreas de estudo: os bairros Centro/São José, Prata/Bela Vista e Catolé. Como estratégia de análise, definiu­-se como tipologia “torre residencial”, os prédios de uso habitacional acima de 15 pavimentos, com alto padrão construtivo e que oferece equipamentos coletivos de lazer. Sendo assim, foi realizada uma caracterização geral do universo em estudo, a partir de uma pesquisa de campo. Em seguida, foram analisados encartes publicitários de torres identificadas nas três áreas de estudo, a fim de entender como o mercado imobiliário campinense funciona e como estabelecer as relações do mesmo com a definição dos produtos oferecidos para venda. Os resultados apresentados demonstraram que esse mercado tem relação direta com a configuração do produto oferecido em Campina Grande, a partir da forma de atuação dos incorporadores, nas estratégias escolhidas para divulgação das torres enfatizando os valores subjetivos, tais como a localização, os equipamentos existentes no entorno, status social, etc.
Abstract: This work is dedicated to study the relationship between the housing market and the architectural product of residential towers in Campina Grande ­ PB in the temporal clipping of the last 10 years. The study starts from the theoretical foundation of the dynamics of the housing market and the dynamic of this market in Campina Grande. In the sequel, seek the investigation of the process of verticalization in medium­sized cities in Brazil and in Campina Grande, focusing the three locales defined as the areas in study: the districts of Centro/São José, Prata/Bela Vista e Catolé. As a strategy of analysis, was defined as tipology “residential tower”, the buildings of housing use up to 15 decks, with high construction standard and providing equipment of leisure. Therefore, was made a general characterization of the universe in study from a field survey. Afterwards, advertising inserts of towers identified in the three areas of study were analyzed in order to understand how the Campinense real estate market works and how to establish the relations of the same with the definition of products offered for sale. The presented results demonstrated that this market has direct relation with the configuration of the product offered in Campina Grande, bon the mode of action of the incorporators, in the strategies chosen for the disclosure of the towers emphasizing subjective values, such as location, existing equipment in the surroundings, social status, etc.
Keywords: Mercado Imobiliário - Campina Grande - PB
Torres residenciais - Campina Grande - PB
Verticalização - Campina Grande - PB
Processo de verticalização - Campina Grande - PB
Condomínios verticais - Campina Grande - PB
Campina Grande - PB - processo de verticalização
Real Estate Market - Campina Grande - PB
Residential towers - Campina Grande - PB
Verticalization - Campina Grande - PB
Verticalization process - Campina Grande - PB
Vertical condominiums - Campina Grande - PB
Campina Grande - PB - verticalization process
???metadata.dc.subject.cnpq???: Arquitetura e Urbanismo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23764
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

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