Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23777
Title: Escola de artes e ofícios em Crato (CE): memória e cultura no interior do sertão.
Other Titles: School of Arts and Crafts in Crato (CE): memory and culture in the hinterland.
???metadata.dc.creator???: LOBO, Haziel Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BONATES, Mariana Fialho.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Tatiana Moura
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEITE, Izabel Farias Batista.
Keywords: Crato - CE - Escola de Artes e Ofícios;Escola de Artes e Ofícios - Crato - CE;Sertão Cearense - cultura;Memória;Capacitação profissional;Escola Internacional de Hout Bay;Colégio Ekiraya;Casa da Criança Indígena;Partido arquitetônico;Condicionantes ambientais;Condicionantes legais;Proposta Arquitetônica;Crato - CE - School of Arts and Crafts;School of Arts and Crafts - Crato - CE;Sertão Cearense - culture;Memory;Professional training;Hout Bay International School;Ekiraya College;Indigenous Children's House;Architectural party;Environmental constraints;Legal conditions;Architectural Proposal
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOBO, Haziel Pereira. Escola de artes e ofícios em Crato (CE): memória e cultura no interior do sertão. 2018. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23777
???metadata.dc.description.resumo???: A valorização do patrimônio histórico e artístico nacional por meio de um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável estão entre os principais caminhos de se manter vivo os saberes populares. O presente trabalho tem como principal objetivo elaborar uma proposta arquitetônica, em nível preliminar, de uma Escola de Artes e Ofícios que atenda a jovens entre 18 a 25 anos, de ambos os sexos, no município de Crato (CE), como um mecanismo de se preservar os conhecimentos e técnicas do artesanato na região por meio de uma escola de capacitação profissional e desenvolvimento de habilidades manuais. Por meio de visitas e entrevistas com artesãos, além de leituras acerca de projetos escolares, buscou-se refletir como a arquitetura e o plano pedagógico podem contribuir para a humanização e valorização do ambiente de ensino e dos usuários presentes.
Abstract: The valorization of national historical and artistic heritage through more sustainable socio-economic development are among the main ways of keeping popular knowledge alive. The main subjective of this work is elaborate an architectural proposal, at a preliminary level, of a School of Arts and Crafts that serves 18 to 25 year olds of both sexes, in the municipality of Crato (CE), as a mechanism of the preservation of the knowledge and techniques of handicrafts in the region through a vocational training school and the development of manual skills. Through visits and interviews with artisans, as well as readings about school projects, it was sought to reflect how the architecture and pedagogical plan can contribute to the humanization and appreciation of the teaching environment and the present users.
Keywords: Crato - CE - Escola de Artes e Ofícios
Escola de Artes e Ofícios - Crato - CE
Sertão Cearense - cultura
Memória
Capacitação profissional
Escola Internacional de Hout Bay
Colégio Ekiraya
Casa da Criança Indígena
Partido arquitetônico
Condicionantes ambientais
Condicionantes legais
Proposta Arquitetônica
Crato - CE - School of Arts and Crafts
School of Arts and Crafts - Crato - CE
Sertão Cearense - culture
Memory
Professional training
Hout Bay International School
Ekiraya College
Indigenous Children's House
Architectural party
Environmental constraints
Legal conditions
Architectural Proposal
???metadata.dc.subject.cnpq???: Arquitetura e Urbanismo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23777
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HAZIEL PEREIRA LOBO - TCC ARQ. URBANISMO CTRN 2018.pdfHaziel Pereira Lobo - TCC Arq.Urbanismo CTRN 2018.8.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.