Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9177175739459369pt_BR
dc.contributor.advisor1CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828pt_BR
dc.contributor.referee1GRANGEIRO, Cláudia Rejanne Pinheiro.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoNosso propósito com o presente trabalho é sugerir práticas de ensino que envolvem atividades de leitura, compreensão e produção de gêneros textuais escritos, evidenciando a retextualização como estratégia indispensável á leitura e produção de gêneros textuais diversos, propor subsídios teóricos-metodológicos aplicáveis as práticas de retextualização no Ensino fundamental II, a partir da adoção de criações lexicais. Para tanto, Temos como produto um Caderno Pedagógico com orientações e atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, direcionado a esse nível de ensino. Faremos uso, para compor as propostas de atividades, textos de gêneros variados, e de circulação nas séries do segundo ciclo, seguindo as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001). É de se considerar que atividades de retextualização contribuem para o desenvolvimento das competência comunicativas dos alunos. Entende-se também que o estudo dos fenômenos de criação léxica constitui um modo de ampliar e enriquecer o seu conteúdo lexical. Esta proposta tem por base os estudos de marcuschi (2010), Dell´Isola (2007), Koch e Elias (2015), Correia e Almeida (2012), Carvalho (1984), dentre outros, não menos importantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleRetextualização de gêneros escritos a partir de criações lexicais: práticas pedagógicas possíveis no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2016-12-09
dc.description.abstractOur purpose with the present work is to suggest teaching practices that involve activities of reading, understanding and production of written textual genres, highlighting retextualization as an indispensable strategy for reading and producing different textual genres, proposing theoretical-methodological subsidies applicable to retextualization practices in Elementary School II, from the adoption of lexical creations. To this end, we have as a product a Pedagogical Notebook with guidelines and activities to be developed in the classroom, aimed at this level of education. We will make use, to compose the proposals of activities, texts of varied genres, and of circulation in the series of the second cycle, following the suggestions of the National Curricular Parameters of Portuguese Language (2001). It is important to consider that retextualization activities contribute to the development of students' communicative competence. It is also understood that the study of lexical creation phenomena constitutes a way of expanding and enriching its lexical content. This proposal is based on studies by marcuschi (2010), Dell'Isola (2007), Koch and Elias (2015), Correia and Almeida (2012), Carvalho (1984), among others, no less important.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23782
dc.date.accessioned2022-03-07T12:12:40Z
dc.date.available2022-03-03
dc.date.available2022-03-07T12:12:40Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa-ensinopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectPortuguese language-teachingpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Arlany Emanuel da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRetextualization of written genres from lexical creations: possible pedagogical practices in elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Arlany Emanuel da. Rextetualização de gêneros escritos a partir de criações lexicais: práticas pedagógicas possíveis no ensino fundamental. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARLANY EMANUEL DA SILVA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2016.pdfArlany Emanuel da Silva. Dissertação PROFLETRAS. 2016.33.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.