Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23784
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNOGUEIRA, Ruthlana Dutra.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8506551529202413pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a leitura e a mediação pedagógica. O seu objetivo é analisar o processo de mediação docente e a participação discente em aulas de leitura no 8º ano do Ensino Fundamental, a fim de propor uma mediação produtiva em tais eventos. E, para que esse objetivo fosse atingido, gravamos aulas de leitura, a fim de reconhecer estratégias utilizadas pelo professor no processo de mediação em sala de aula; identificamos as convenções de contextualização e os enquadres interativos que emergem durante a aula observada; elencamos as contribuições docentes que promovem a participação discente; registramos a concepção de leitura atrelada à aula observada; e elaboramos uma proposta de intervenção didática para o trabalho com a leitura e a mediação em sala de aula. A fundamentação teórica é a Sociolinguística Interacionista Escolar desenvolvida por Bortoni Ricardo (2005). Essa teoria busca entender o que está acontecendo entre os interlocutores em uma sala de aula. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, desenvolvida, inicialmente, através de uma observação participante por meio da gravação de aulas de leitura, a fim de identificar as estratégias utilizadas pelo professor no processo de mediação e ser realizada a análise da interação dos sujeitos em sala. A natureza da pesquisa é qualitativa já que ocorre a interpretação de dados em relação às aulas analisadas. O corpus foi levantado numa escola de uma cidade do sertão paraibano em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos como instrumentos de investigação a ficha de descoberta para sistematização da observação e o roteiro de entrevista. Para o desenvolvimento da análise, foram utilizados como critérios a identificação das convenções de contextualização que emergem durante as aulas observadas e como ocorrem os enquadres interativos. Além disso, elencamos as contribuições docentes que promovem a participação discente e registramos a concepção de leitura atrelada à aula observada. Por fim, elaboramos uma proposta de intervenção didática para o trabalho com a leitura e a mediação em sala de aula. Os resultados obtidos apontam que o docente atuou como mediador visto que ele realizou o processo de andaimagem durante o evento de leitura, utilizou durante esse processo as pistas de contextualização que auxiliaram os alunos no processo de compreensão da leitura. Dessa forma, os alunos tiveram a oportunidade de verbalizarem o pensamento deles e atuarem como leitores ativos, oportunizando a interação professor-texto-aluno. Assim, identificamos que a concepção de leitura atrelada às aulas observadas foi baseada na interação autor-texto-leitor. Outro ponto relevante foi que o professor realizou intervenções positivas durante os enquadres interativos das aulas, utilizou enquadres da vida real e as suas estratégias de mediação se configuram como produtivas na construção de sentido do texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleMedição e leitura: uma análise do processo de mediação docente e da participação discente no 8º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2018-12-12
dc.description.abstractThe following work is about reading and teaching mediation. It aims to analyze the process of teachers‘ mediation and the participation of students in reading classes of the 8th grade of basic education, in order to propose a productive mediation in such events. And, for this objective to be achieved, we recorded reading classes to recognize strategies used by the teacher on the process of classroom mediation; we identified the conventions of contextualization and the interactive framings that emerged during the observed class; we listed the teacher‘s contributions that promoted the students‘ participation; we registered the conception of reading used on the observed class; and we elaborated a proposition of educational intervention to the activities with reading and mediation in the classroom. The theoretical basis used is the Interactionist Sociolinguistics in Education developed by BortoniRicardo (2005). This theory aims to understand what is happening among the interlocutors in a classroom. It is an ethnographic research, initially developed through observation of recorded reading classes, intending to identify the strategies used by the teacher on the process of mediation and analyzing the interaction of the subjects in the classroom. The research is of a qualitative nature, since there is an interpretation of data taken from the analyzed classes. The corpus was collected on a school of the hinterland of Paraíba, on an 8th grade class of basic education. We have used the interview script and the discovery form for systematization of the observation as research instruments. To develop the analysis, the criteria used were the identification of the conventions of contextualization that had emerged during the observed classes and how those interactive framings occur. Besides that, we listed the teacher‘s contributions that promoted the students‘ participation and registered the conception of reading used on the observed class. In the end, we elaborated a proposition of educational intervention to the activities with reading and mediation in the classroom. The obtained results show that the teacher acted as a mediator, since he conducted the process of scaffolding during the reading event, using during this process the contextualization hints that helped the students on the process of reading comprehension. This way, the students had the opportunity to verbalize their thoughts and act as active readers, giving them the opportunity of teachertextstudent interaction. Therefore, we identified that the conception of reading used on the classes was based on the authortextreader interaction. Another relevant point was that the teacher made positive interventions during the interactive framings of the classes, used reallife framings, and his mediation strategies are configured as positive on the construction of the text‘s meaning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23784
dc.date.accessioned2022-03-07T13:20:36Z
dc.date.available2022-03-07
dc.date.available2022-03-07T13:20:36Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMediação da leiturapt_BR
dc.subjectSociolinguística Interacionalista Escolar.pt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading mediationpt_BR
dc.subjectInteractionalist School Sociolinguistics.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNOGUEIRA, Ruthlana Dutra.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMeasurement and reading: an analysis of the teacher mediation process and the student participation in the 8th year of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Ruthlana Dutra. Medição e leitura: uma análise do processo de mediação docente e da participação discente no 8º ano do ensino fundamental. 2018. 133f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RUTHLANA DUTRA NOGUEIRA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2018.pdfRuthlana Dutra Nogueira. Dissertação PROFLETRAS. 2018.2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.