Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23785
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/4125585047400342pt_BR
dc.creator.LattesNASCIMENTO, A. M. Â.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesSOUSA, José Wanderley Alves de.pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.referee2MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.description.resumoO presente estudo discute, especialmente, as contribuições dos usos dos gêneros Contos Maravilhosos e Minicontos no desenvolvimento de práticas de mediação da leitura e, por conseguinte de produção textual. Nesta direção, o objetivo maior deste trabalho é propor subsídios teórico-metodológicos aplicáveis às práticas de mediação da leitura no 6º ano do Ensino Fundamental, a partir de usos de Contos Maravilhosos e de Minicontos. Nesse sentido, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e baseia-se nos fundamentos da Linguística Textual e da Linguística Aplicada e possui como principais referenciais teóricos: Bortoni-Ricardo (2012), Dionísio (2002), Kleiman (1995; 2013), Koch (2010), Marcuschi (2008), Rojo e Moura (2012), Tardif (2010), dentre outros. Ao final da discussão e atendendo ao objetivo geral da pesquisa, apresenta-se sob a forma de oficinas pedagógicas, baseada no procedimento de sequência didática proposta por Scheneuwly e Dolz (2004), as proposições teórico-metodológicas estruturadas a partir dos Contos Maravilhosos (GRIMM; GRIMM, 2012) e Minicontos (WANKE, 1992). Tais proposições estão ancoradas, na perspectiva dos multiletramentos, especialmente, a partir do desenvolvimento de atividades de retextualização, dando espaço ao uso das novas tecnologias aplicáveis ao ensino. Portanto, defende-se nesta dissertação o conhecimento teórico aliado à metodologias ativas, especialmente em favor da formação do leitor proficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleDos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019-04-25
dc.description.abstractThe present study discusses, in particular, the contributions of the uses of the genres Marvelous Tales and Minicontos in the development of practices of mediation of the reading and, consequently of textual production. In this direction, the main objective of this work is to propose theoretical-methodological subsidies applicable to the practices of mediation of reading in the 6th year of elementary school, from the use of wonderful short stories and mini-videos. In this sense, the research is characterized as bibliographical and is based on the foundations of Textual Linguistics and Applied Linguistics and has as main theoretical references: Bortoni-Ricardo (2012), Dionísio (2002), Kleiman (1995; 2013), Koch (2010), Marcuschi (2008), Rojo e Moura (2012), Tardif (2010), among others. At the end of the discussion and in view of the general objective of the research, the pedagogical workshops, based on the didactic sequence procedure proposed by Scheneuwly and Dolz (2004), are presented. The theoretical-methodological propositions structured from the Marvelous Tales, GRIMM, 2012) and Minicontos (WANKE, 1992). These propositions are anchored in the multilevel perspective, especially from the development of retextualization activities, giving space to the use of new technologies applicable to teaching. Therefore, this dissertation defends theoretical knowledge combined with active methodologies, especially in favor of proficient reader training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23785
dc.date.accessioned2022-03-07T13:46:53Z
dc.date.available2022-03-07
dc.date.available2022-03-07T13:46:53Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectContos Maravilhosospt_BR
dc.subjectMinicontospt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading mediationpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectWonderful talespt_BR
dc.subjectShort storiespt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom wonderful tales to mini tales: reading, mediation and pedagogical practices applicable to the 6th grade of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Amanda Maria Ângelo do. Dos contos maravilhosos aos minicontos: leitura, mediação e práticas pedagógicas aplicáveis ao 6º ano do ensino fundamental. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA MARIA ÂNGELO DO NASCIMENTO. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2019.pdfAmanda Maria Ângelo do Nascimento. Dissertação PROFLETRAS. 2019.5.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.