Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23786
Title: Escolas públicas padronizáveis: uma proposta arquitetônica para Campina Grande / PB.
Other Titles: Standardizable public schools: an architectural proposal for Campina Grande / PB.
???metadata.dc.creator???: TRUTA, Fabrícia Carneiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BONATES, Mariana Fialho.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Tatiana Moura.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEITE, Izabel Farias Batista.
Keywords: Escolas públicas padronizáveis - Campina Grande - PB;Arquitetura de escolas;Proposta arquitetônica - escolas públicas;Projeto padrão - escolas públicas;Sistemas construtivos;Centros de Estudo e Aprendizagem Integral - CEAIS;Centro de Ensino Unificado - SP;Arquitetura escolar;Standardizable public schools - Campina Grande - PB;School architecture;Architectural proposal - public schools;Standard project - public schools;Construction systems;Centers for Integral Study and Learning - CEAIS;Unified Teaching Center - SP;School architecture
Issue Date: 17-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TRUTA, Fabrícia Carneiro. Escolas públicas padronizáveis: uma proposta arquitetônica para Campina Grande / PB. 2018. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23786
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta uma proposta arquitetônica, a nível de estudo preliminar, de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Campina Grande - PB. O desenvolvimento deste projeto se apoia na discussão acerca das soluções arquitetônicas de projetos-padrão, elegendo alguns pontos utilizados como parâmetros e baseados nos autores e nas reflexões subsidiadas a partir da análise dos projetos correlatos: o sistema construtivo, a flexibilidade, a relação com o lugar e a humanização do projeto para os usuários. Para tal, esse estudo dividiu-se em quatro etapas: (I) desenvolvimento de referencial teórico voltados ao debate do uso de projetos-padrão para o ambiente escolar; (II) estudo de projetos correlatos representantes de diferentes tipos de projeto-padrão; (III) diagnóstico da área de intervenção e análise de condicionantes físicos, ambientais e legais; e (IV) desenvolvimento do estudo preliminar. A solução alcançada propõe a padronização de elementos construtivos como modulação de vãos e sistema estrutural em pré-moldados de concreto, sendo, no entanto, uma resposta direta ao meio físico e social onde está inserida. Ao passo em que há a preocupação da racionalização de obras públicas, destaca-se também a importância de gerar qualidade ao ambiente escolar, evitando a apatia e estimulando relações positivas dos alunos com a escola e da escola com a comunidade.
Abstract: This work presents a architectural project proposal, at preliminary study level, of a publick elementary school in the city of Campina Grande - PB. This project's development is based on the discussion about the architectural solutions of standard projects, choosing the following aspects used as parameters, based on the authors and on the reflections afterwards the analysis of the related projects: the constructive system, flexibility, the relations with the place and the project humanization. Therefore, this study was divided in four stages: (i) development of a theoretical framework aimed at discussing the use of standard projects for the school environment; (ii) study of related projects representing different types of standard project; (iii) diagnosis of the intervention area and analysis of physical, environmental and legal constraints; and (iv) development of the architectural project. The proposed solution uses the standardization of constructive elements such as modulation of spans and structural system in precast concrete and it is, however, a direct response to the physical and social environment where it is inserted. While there is a concern for the rationalization of public works, it is also important to generate quality in the school environment, avoiding apathy and encouraging positive relationships between students and school and the community.
Keywords: Escolas públicas padronizáveis - Campina Grande - PB
Arquitetura de escolas
Proposta arquitetônica - escolas públicas
Projeto padrão - escolas públicas
Sistemas construtivos
Centros de Estudo e Aprendizagem Integral - CEAIS
Centro de Ensino Unificado - SP
Arquitetura escolar
Standardizable public schools - Campina Grande - PB
School architecture
Architectural proposal - public schools
Standard project - public schools
Construction systems
Centers for Integral Study and Learning - CEAIS
Unified Teaching Center - SP
School architecture
???metadata.dc.subject.cnpq???: Arquitetura e Urbanismo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23786
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABRÍCIA CARNEIRO TRUTA - TCC ARQ. URBANISMO CTRN 2018.pdfFabrícia Carneiro Truta - TCC Arq. Urbanismo CTRN 2018.5.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.