Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23786
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTRUTA, F. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1410502128196387pt_BR
dc.contributor.advisor1BONATES, Mariana Fialho.
dc.contributor.advisor1IDBONATES, M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4495152040676713pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Tatiana Moura.
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, T. M.pt_BR
dc.contributor.referee2LEITE, Izabel Farias Batista.
dc.contributor.referee2IDLEITE, I. F. B.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta arquitetônica, a nível de estudo preliminar, de uma escola pública de ensino fundamental para a cidade de Campina Grande - PB. O desenvolvimento deste projeto se apoia na discussão acerca das soluções arquitetônicas de projetos-padrão, elegendo alguns pontos utilizados como parâmetros e baseados nos autores e nas reflexões subsidiadas a partir da análise dos projetos correlatos: o sistema construtivo, a flexibilidade, a relação com o lugar e a humanização do projeto para os usuários. Para tal, esse estudo dividiu-se em quatro etapas: (I) desenvolvimento de referencial teórico voltados ao debate do uso de projetos-padrão para o ambiente escolar; (II) estudo de projetos correlatos representantes de diferentes tipos de projeto-padrão; (III) diagnóstico da área de intervenção e análise de condicionantes físicos, ambientais e legais; e (IV) desenvolvimento do estudo preliminar. A solução alcançada propõe a padronização de elementos construtivos como modulação de vãos e sistema estrutural em pré-moldados de concreto, sendo, no entanto, uma resposta direta ao meio físico e social onde está inserida. Ao passo em que há a preocupação da racionalização de obras públicas, destaca-se também a importância de gerar qualidade ao ambiente escolar, evitando a apatia e estimulando relações positivas dos alunos com a escola e da escola com a comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.titleEscolas públicas padronizáveis: uma proposta arquitetônica para Campina Grande / PB.pt_BR
dc.date.issued2018-07-17
dc.description.abstractThis work presents a architectural project proposal, at preliminary study level, of a publick elementary school in the city of Campina Grande - PB. This project's development is based on the discussion about the architectural solutions of standard projects, choosing the following aspects used as parameters, based on the authors and on the reflections afterwards the analysis of the related projects: the constructive system, flexibility, the relations with the place and the project humanization. Therefore, this study was divided in four stages: (i) development of a theoretical framework aimed at discussing the use of standard projects for the school environment; (ii) study of related projects representing different types of standard project; (iii) diagnosis of the intervention area and analysis of physical, environmental and legal constraints; and (iv) development of the architectural project. The proposed solution uses the standardization of constructive elements such as modulation of spans and structural system in precast concrete and it is, however, a direct response to the physical and social environment where it is inserted. While there is a concern for the rationalization of public works, it is also important to generate quality in the school environment, avoiding apathy and encouraging positive relationships between students and school and the community.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23786
dc.date.accessioned2022-03-07T13:47:24Z
dc.date.available2022-03-07
dc.date.available2022-03-07T13:47:24Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscolas públicas padronizáveis - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectArquitetura de escolaspt_BR
dc.subjectProposta arquitetônica - escolas públicaspt_BR
dc.subjectProjeto padrão - escolas públicaspt_BR
dc.subjectSistemas construtivospt_BR
dc.subjectCentros de Estudo e Aprendizagem Integral - CEAISpt_BR
dc.subjectCentro de Ensino Unificado - SPpt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectStandardizable public schools - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectSchool architecturept_BR
dc.subjectArchitectural proposal - public schoolspt_BR
dc.subjectStandard project - public schoolspt_BR
dc.subjectConstruction systemspt_BR
dc.subjectCenters for Integral Study and Learning - CEAISpt_BR
dc.subjectUnified Teaching Center - SPpt_BR
dc.subjectSchool architecturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTRUTA, Fabrícia Carneiro.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStandardizable public schools: an architectural proposal for Campina Grande / PB.pt_BR
dc.identifier.citationTRUTA, Fabrícia Carneiro. Escolas públicas padronizáveis: uma proposta arquitetônica para Campina Grande / PB. 2018. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23786pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABRÍCIA CARNEIRO TRUTA - TCC ARQ. URBANISMO CTRN 2018.pdfFabrícia Carneiro Truta - TCC Arq. Urbanismo CTRN 2018.5.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.