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dc.creator.IDLUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Heber Carlos.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, H. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580591945385126pt_BR
dc.contributor.advisor2RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.advisor2IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Márcio Muniz de.-
dc.contributor.referee1IDFARIAS, M. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5345279954551868pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Gilmar Trindade.-
dc.contributor.referee2IDARAÚJO, Gilmar Trindadept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6960917117472093pt_BR
dc.contributor.referee3NEVES, Gelmires Araújo.-
dc.contributor.referee3IDNEVES, G. A.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3167458244674160pt_BR
dc.contributor.referee4AMORIM, Luciana Viana.-
dc.contributor.referee4IDAMORIM, L.V.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7209301206982076pt_BR
dc.description.resumoEm todo o mundo, as operações das indústrias petrolíferas produzem uma quantidade significativa de resíduo oleoso, que por apresentar em sua composição teor de óleo, metais, sais, fenóis dentre outros, requer cuidados específicos. A utilização dos resíduos oleosos (cascalhos de perfuração) em revestimentos de concretos asfálticos de petróleo é uma alternativa a ser considerada, pois, a sua adoção minimizaria o efeito da migração de alguns componentes tóxicos de sua constituição para o lençol freático e os solos que circunvizinham as estradas, tornando-se assim, uma prática ambientalmente mais adequada que a técnica de “roadspreading”. Com esse objetivo foram selecionados resíduos oleosos provenientes da perfuração de poços de petróleo. O resíduo oleoso 1 (poço:4-SES-149A) e o resíduo oleoso 2 (poço:1-POTI-4-RN). Inicialmente foram realizadas caracterizações físicas, mineralógicas e ambientais dos materiais (determinação da massa específica, análise granulométrica, análise química, ATD, ATG, DRX e espectroscopia por absorção atômica) com o objetivo principal de conhecer suas propriedades essenciais para o desenvolvimento da pesquisa. Em seguida, a partir da análise teórica (revisão da literatura) e dos resultados das caracterizações físicas, mineralógicas e ambientais, foram estabelecidos os procedimentos normatizados para a mistura dos materiais e os critérios de aceitação dos resultados obtidos, realizando-se na seqüência a caracterização mecânica (ensaio de viscosidade, penetração, Marshall, resistência à tração por compressão diametral e Lottman). Por fim, foi construído um trecho experimental com o objetivo de verificar a migração ou não de constituintes tóxicos para o entorno do trecho. Os resultados obtidos indicaram que a utilização do resíduo oleoso 1 (filler) e o resíduo oleoso 2 (agregado miúdo), em revestimentos asfálticos, obedecendo a limites percentuais, é uma alternativa que deve ser considerada, pois o encapsulamento destes resíduos, em revestimentos asfálticos, não possibilita a lixiviação e contaminação dos solos vicinais pelos constituintes nocivos ao meio-ambiente presentes nos resíduos. Representando assim, uma alternativa para a redução do grave problema ambiental causado pela disposição inadequada dos resíduos oleosos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Processos.pt_BR
dc.titleUtilização de cascalhos de perfuração oriundos das atividades de exploração de petróleo em revestimentos asfálticos de estradas.pt_BR
dc.date.issued2008-08-29-
dc.description.abstractIn the whole world, the operations of the oil industries produce a huge volume of oily residue, which need specific cares due to the presence of oil, metals, salts, phenols and other composites. The alternative utilization of oily residues (perforation gravel) in asphaltic pavements must be considered, once its adoption would minimizes the migration effect of the toxic composites to the groundwater and soils that edges the road making this alternative a more suitable one from the environmental point of view, than the roadspreding one. Aiming this objective, it was selected oily residues from oil drilling wells: the oily residue 1(well:4-SES-149A) and the oily residue 2(well:1-POTI-4-RN). At first, it was realized physical, mineralogic and environmental characterization (specific mass, granulometric analysis, chemic analysis, DTA, TG, XRD and Atomic Absorption Spectroscopy) to discover their mainly properties to the development of this research. Beginning from the bibliographic review and of the results of the referred characterizations, it was possible to establish the normalized proceedings to mix the materials and the acceptance criteria of the achieved results. After these definitions, it was conducted the mechanical characterization essays (viscosity, penetration, Marshall, indirect tensile strength and Lottman). Finally, it was build na experimental pavement aiming to verify the migration of toxic composites to the edges of the pavement. The obtained results indicated that the utilization of the oily residue 1 (filler) and the oily residue 2 (fine aggregate) in asphaltic pavements, obeying to ratio limits is an alternative to be considered, once the encapsulation of these residues doesn’t permit the lixiviation and contamination of the vicinal soils by the harmful composites to the environment. It can be concluded that the utilization of the residues can be considered a viable alternative to the minimization of the great environmental impact caused by the inadequate disposal of the oily residues.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2378-
dc.date.accessioned2018-12-10T12:07:28Z-
dc.date.available2018-12-10-
dc.date.available2018-12-10T12:07:28Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectResíduo Oleoso.pt_BR
dc.subjectPetróleo.pt_BR
dc.subjectRevestimentos Asfálticos.pt_BR
dc.subjectOily Residue.pt_BR
dc.subjectPetroleum.pt_BR
dc.subjectAsphaltic Pavements.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of drill cuttings from petroleum exploration activities in road asphaltic coatings.pt_BR
dc.identifier.citationLUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes. Utilização de cascalhos de perfuração oriundos das atividades de exploração de petróleo em revestimentos asfálticos de estradas. 2008. 142 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande-PB, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia de Processos.

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