Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1OLEGÁRIO, Maria da Luz.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/0643525641386157pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesOLEGÁRIO, Maria da Luz.pt_BR
dc.contributor.referee1ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.contributor.referee2GONDIM, Patrícia Guedes Corrêa.
dc.description.resumoNeste trabalho, procuramos analisar e problematizar o ensino da leitura no Ensino Fundamental II, bem como a habilidade de compreensão e inferência que estão sendo desenvolvidas nas avaliações externas, em especial o SAEPE (sistema de avaliação do ensino de Pernambuco). Buscamos, assim, apresentar uma breve discussão teórica a respeito das avaliações externas, principalmente as realizadas no estado de Pernambuco SAEPE e como esta aborda e trabalha o ensino de leitura, como também refletir sobre como os resultados obtidos por essas avaliações podem contribuir e influenciar essencialmente para a realização de metodologias e ferramentas que contemplem a melhoria dessas habilidades e competências leitoras de compreensão e inferência e, consequentemente, formar leitores conscientes na construção de sentido, dando um real e verdadeiro significado aos textos. Para isso, respaldamo-nos toda a pesquisa com fundamentações de vários estudiosos sobre os aspectos aqui abordados: a leitura e o trabalho com os processos de níveis de compreensão e inferência para a formação de um sujeito leitor socialmente atuante e as avaliações externas suas perspectivas e contribuições para processo de ensino e aprendizagem escolar no campo da leitura. Posteriormente, foi feito um plano de intervenção cujo objetivo é trazer novas possibilidades e estratégias de metodologias com a leitura e os processos de compreensão e inferência, que poderão ser utilizados em sala de aula, a partir do diagnóstico feito pelo professor através das avaliações externas e ou por ele mesmo, em quais níveis de aprendizagem, leitura e compreensão se encontram os alunos e quais estratégias utilizar para que consigam alcançar o parâmetro desejado e assim tentar diminuir suas deficiências durante o processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleO ensino da leitura na escola: análise da habilidade de inferência no desenvolvimento da compreensão leitora no 9º ano do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractIn this work, we try to analyze and problematize the teaching of reading in Elementary School II, as well as the comprehension and inference skills that are being developed in the external evaluations, especially the SAEPE (Pernambuco teaching evaluation system). We therefore seek to present a brief theoretical discussion about external evaluations, especially those carried out in the state of Pernambuco SAEPE, and how it deals with reading teaching, as well as to reflect on how the results obtained by these evaluations can contribute and influence essentially for the accomplishment of methodologies and tools that contemplate the improvement of these abilities and reading competences of understanding and inference and, consequently, to train conscious readers in the construction of sense, giving real and true meaning to the texts. For this, we support all research with the foundations of several scholars on the aspects discussed here: reading and working with the processes of levels of understanding and inference for the formation of a socially active reader subject and the external evaluations their perspectives and contributions to the process of teaching and learning in the field of reading. Subsequently, an intervention plan was designed to bring new possibilities and strategies of methodologies with reading and comprehension and inference processes, which can be used in the classroom, based on the diagnosis made by the teacher through external evaluations and or by themselves, at what levels of learning, reading, and understanding are students and what strategies to use to achieve the desired parameter and thus to try to reduce their deficiencies during the process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23791
dc.date.accessioned2022-03-07T15:20:20Z
dc.date.available2022-03-07
dc.date.available2022-03-07T15:20:20Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - ensino fundamental IIpt_BR
dc.subjectSAEPE - Sistema de Avaliação do Ensino de Pernambucopt_BR
dc.subjectLeitura - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectReading teachingpt_BR
dc.subjectReading - elementary school IIpt_BR
dc.subjectSAEPE - Pernambuco Education Assessment Systempt_BR
dc.subjectReading - teaching and learningpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Juclécia da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching reading at school: analysis of inference skills in the development of reading comprehension in the 9th grade of Elementary School II.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Juclécia da Silva. O ensino da leitura na escola: análise da habilidade de inferência no desenvolvimento da compreensão leitora no 9º ano do Ensino Fundamental II . 2018. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCLÉCIA DA SILVA DIAS. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2018.pdfJuclécia da Silva Dias. Dissertação PROFLETRAS. 2018.5.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.