Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23793
Title: Ensino de ciências naturais para estudantes surdos/as em um município no Alto Sertão Paraibano.
Other Titles: Teaching of natural sciences to deaf students in a municipality in the high sertão of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Edinardo Nogueira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA JUNIOR, Geraldo Venceslau de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Francisco Raule de.
Keywords: Educação de surdos;Educação Inclusiva;Ensino de ciências;Língua Brasileira de Sinais;Alunos surdos;Libras;Deaf education;Inclusive education;Science teaching;Brazilian Sign Language;Deaf students;Pounds;Educação especial
Issue Date: 6-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Edinardo Nogueira. Ensino de ciências naturais para estudantes surdos/as em um município no alto sertão paraibano. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como objetivos investigar, descrever e analisar como ocorre o processo de ensino e de aprendizagem em Ciências Naturais e a situação atual da oferta do ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na rede municipal de Educação do município de Cajazeiras, no alto sertão Paraibano. Propõe-se elencar as perspectivas para a formação docente e para as práticas pedagógicas no ensino de Ciências Naturais. O intuito é apresentar o panorama atual do processo que envolve o ensino de ciências Naturais para alunos/as surdas que estão regularmente matriculados na rede municipal de educação. Nesse sentido, os questionamentos que balizam a pesquisa são: de que maneira tem se constituído o processo de ensino aprendizagem de Ciências Naturais para alunos que apresentam surdez, na rede municipal de educação? As políticas de inclusão têm contribuído para a melhoria da oferta de Libras para alunos/as surdos/as? Quais metodologias e estratégias para o ensino de Ciências Naturais tem se mostrado eficazes ao processo de ensino-aprendizagem? Trata-se de uma investigação e natureza qualitativa e quantitativa que tem como ponto de partida o levantamento bibliográfico seguindo por análise de questionário aplicado a professores/as de Ciências Naturais no intuito de compreender seus saberes docentes e suas concepções a respeito das políticas de inclusão. Utilizaremos como instrumento de pesquisa, questionário aplicado aos professores. Como resultado ficou comprovado que o ensino de modo tradicional, baseado apenas na aula expositiva, meramente vocabular e descontextualizada tende a descaracterizar o processo de ensino de Ciências Naturais para alunos/as surdos/as. Outras questões levantadas foram a carência em políticas públicas efetivas de inclusão, falta de intérpretes de Libras em sala com alunos surdos, falta de formação continuada especifica para trabalhar com pessoas surdas e isso resulta muitas vezes em desmotivação por parte dos professores ao se deparar com Surdos em sala de aula.
Abstract: The present study aims to investigate, describe and analyze how is the process of teaching and learning in the Natural Sciences and the current situation of the provision of teaching of Brazilian Sign Language (Libras) in the municipal network for education in the city of Cajazeiras, in alto sertão Paraíba. It is proposed to list the perspectives for teacher training and pedagogical practices in the teaching of Natural Sciences. The aim is to present the current state of the process that involves the teaching of natural sciences for Deaf students who are regularly enrolled in the schools of the municipality. In this sense, the questions that guide the research are: in what way has constituted the teaching-learning process of Natural Sciences for students who are deaf, in the municipality of education network? Inclusion policies have contributed to improving the supply of pounds for students deaf? What strategies and methodologies for the teaching of Natural Sciences has been shown to be effective in the teaching-learning process? We will use as an instrument of research, questionnaire applied to teachers. As a result it was evidenced that the teaching of traditional way, based only on the expositive, merely vocabulary and descontextualizada tends to disfigure the teaching of Natural Sciences for students/the deaf. Other issues raised were the lack of effective public policies of inclusion, lack of interpreters of pounds in room with deaf students, lack of continued training specifies to work with deaf people and this often results in motivation on the part of teachers to be faced with the deaf in the classroom.
Keywords: Educação de surdos
Educação Inclusiva
Ensino de ciências
Língua Brasileira de Sinais
Alunos surdos
Libras
Deaf education
Inclusive education
Science teaching
Brazilian Sign Language
Deaf students
Pounds
Educação especial
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23793
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDINARDO NOGUEIRA COSTA. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018.pdfEdinardo Nogueira Costa. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. 565.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.