Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, F. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5394480467977236pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1ALBUQUERQUE, Tiago Paz.
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumoO presente estudo é resultado de um projeto de vivência pedagógica empreendido em campo de pesquisa intitulado “Competências técnico­pedagógicas necessárias à gestão da escola pública no fomento à educação de qualidade”. A experiência desenvolvida é parte das atividades avaliativas da Disciplina Projeto Vivencial, do Curso de Pós­Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Escolar, da UAE/CFP/UFCG. Esta atividade se desenvolveu em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental I na cidade de Santa Cruz – PB e teve como objeto de estudo refletir acerca das Competências Técnico­pedagógicas necessárias à Gestão Escolar Pública.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é resultado de um projeto de vivência pedagógica empreendido em campo de pesquisa intitulado “Competências técnicopedagógicas necessárias à gestão da escola pública no fomento à educação de qualidade”. A experiência desenvolvida é parte das atividades avaliativas da Disciplina Projeto Vivencial, do Curso de PósGraduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Escolar, da UEA/CFP/UFCG. Esta atividade se desenvolveu em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental I na cidade de Santa Cruz – PB e teve como objetivo de estudo refletir acerca das Competências Técnicopedagógicas necessárias à Gestão Escolar Pública. A referida pesquisa desenvolveuse em seis etapas objetivando uma melhor dinâmica de trabalho: (1ª) Apresentação da proposta de Intervenção Pedagógica junto à equipe de Gestão Escolar; (2ª) Rodagem do material da Oficina: Análise dos Critérios de Eficácia, a ser distribuído com os professores para aplicação da dinâmica de levantamento das qualidades necessárias; (3ª) Sensibilização da Comunidade Escolar e agendamento da Oficina; (4ª) Aplicação da Oficina; (5ª) Síntese dos trabalhos dos grupos e consolidação dos resultados apresentados; (6ª) Em reunião individual com os membros da Direção Escolar, levantamento das competências, atribuições e responsabilidades a serem desenvolvidas do Plano de Ação organizado pelos professores por ocasião da Oficina e por último, elaboração de um relatório analítico de implementação da experiência pedagógicoadministrativa na escola campo, apresentando os resultados da pesquisa. Este feito permitiu a promoção de ações que favoreceu a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, valorizando os princípios da participação, da autonomia, do pluralismo e da transparência nas práticas escolares, contribuindo assim para promoção de uma gestão democrática, participativa cooperando para uma escola de qualidade.
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Educacional.pt_BR
dc.titleCompetências técnico-pedagógicas necessárias à gestão da escola pública no fomento à educação de qualidade.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThe present study is the result of a pedagogical experience project undertaken in a research field entitled “Technical-pedagogical competences necessary for public school management to promote quality education”. The experience developed is part of the evaluation activities of the Experiential Project Discipline, of the Lato Sensu Postgraduate Course in School Planning and Management, at UEA/CFP/UFCG. This activity was developed in a State School of Elementary Education I in the city of Santa Cruz - PB and had as objective of study to reflect on the Technical-pedagogical Competences necessary for the Public School Management. This research was developed in six stages aiming at a better work dynamics: (1st) Presentation of the Pedagogical Intervention proposal with the School Management team; (2nd) Shooting of the Workshop material: Analysis of the Efficacy Criteria, to be distributed with the teachers for the application of the dynamics of survey of the necessary qualities; (3rd) Sensitization of the School Community and Scheduling the Workshop; (4th) Application of the Workshop; (5th) Synthesis of the work of the groups and consolidation of the results presented; (6th) In an individual meeting with the members of the School Board, survey of the competencies, attributions and responsibilities to be developed of the Action Plan organized by the teachers on the occasion of the Workshop and finally, preparation of an analytical report on the implementation of the pedagogical-administrative experience in the field school, presenting the research results. This achievement allowed the promotion of actions that favored the effective participation of all segments of the school community, valuing the principles of participation, autonomy, pluralism and transparency in school practices, thus contributing to the promotion of democratic, participatory management, cooperating to a quality school.
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23795
dc.date.accessioned2022-03-07T18:02:39Z
dc.date.available2022-03-07
dc.date.available2022-03-07T18:02:39Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão escolar
dc.subjectCompetências técnico-pedagógicas
dc.subjectEducação de qualidade
dc.subjectSchool management
dc.subjectTechnical-pedagogical skills
dc.subjectQuality education
dc.subjectEscola pública - gestãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiana Alves de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnical-pedagogical skills necessary for public school management to promote quality education.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiana Alves de. Competências técnico - pedagógicas necessárias à gestão da escola pública no fomento à educação de qualidade. 2016. 121f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Planejamento e Gestão Escolar - CFP



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.