Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23796
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/8241912898511289pt_BR
dc.creator.LattesLINHARES, A. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesSOUSA, José Wanderley Alves de.pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoEste trabalho analisa a leitura numa perspectiva discursiva. Reflete sobre a construção de sentidos a partir da adoção do gênero crônica narrativa. Diversas possibilidades de leitura de mundo afloram da análise dos textos produzidos pelos alunos e seus interlocutores, visto o que possibilita desvelar as estratégias textuais que delimitam o trânsito do mundo ficcional ao mundo real num texto de memórias. Pelos olhos da Análise do Discurso é possível efetivar-se a construção de sentidos dos textos, num jogo interlocutivo em que se presentificam autor – leitor – autor - processo de produção, para provar que a leitura, enquanto produto(ra) de sentidos efetiva-se no espaço da interdiscursividade. Sob esta ótica pela presente pesquisa objetivamos, em linhas gerais, refletir, na perspectiva discursiva, como são produzidos os sentidos de um texto, a partir da análise de uma crônica de Padre Fábio de Melo. Especificamente, objetivamos discutir, na perspectiva teórica, a importância da análise de discurso de orientação para a produção de sentidos que emanam de um texto; evidenciar do ponto de vista teórico as concepções de gêneros discursivos/textuais e a importância destes para a leitura e compreensão de textos, especialmente no contexto escolar; analisar, a partir das bases teóricas assumidas pela pesquisa como se dão as estratégias de discursivização do gênero crônica narrativa. A pesquisa aqui apresentada se caracteriza essencialmente de natureza bibliográfica. Para tanto, procedemos à seleção e análise de textos teóricos sobre o tema da investigação. Os fundamentos teóricos assumidos durante o percurso investigativo se inscrevem no campo da Análise de Discurso de Orientação Francesa e da Linguística Aplicada. Nosso corpus de investigação é, especialmente, a crônica “Tempo, saudades e esquecimentos”, de autoria de Padre Fábio de Melo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleDiscurso, texto e produção de sentidos: uma leitura da crônica Tempo: saudades e esquecimentos, de Padre Fábio de Melo.pt_BR
dc.date.issued2018-12-18
dc.description.abstractThis work analyzes the reading from a discursive perspective. It reflects on the construction of meanings from the adoption of the chronic narrative genre. Several possibilities for reading the world arise from the analysis of the texts produced by the students and their interlocutors, since it allows to unveil the textual strategies that delimit the transit from the fictional world to the real world in a text of memories. Through the eyes of Discourse Analysis, it is possible to effect the construction of meanings of texts in an interlocutive game in which the author- reader-author -production process is presentied to prove that reading, as an effective sense- in the space of interdiscursivity. From the perspective of the present research, we aim, in general lines, to reflect, in the discursive perspective, how the senses of a text are produced, based on the analysis of a chronicle of Father Fábio de Melo. Specifically, we aim to discuss, in the theoretical perspective, the importance of discourse analysis of orientation for the production of meanings emanating from a text; to present from the theoretical point of view the conceptions of discursive / textual genres and their importance for the reading and comprehension of texts, especially in the school context; analyze, based on the theoretical bases assumed by the research as the discursive strategies of chronic narrative genres. The research presented here is essentially of a bibliographic nature. For that, we proceed to the selection and analysis of theoretical texts on the subject of research. The theoretical foundations assumed during the course of research fall within the field of French Speech Discourse Analysis and Applied Linguistics. Our corpus of investigation is, especially, the chronicle "Time, homesickness and forgetfulness", written by Father Fábio de Melo.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23796
dc.date.accessioned2022-03-07T18:29:19Z
dc.date.available2022-03-07
dc.date.available2022-03-07T18:29:19Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução de sentidospt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectCrônica narrativapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectProduction of sensespt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.subjectDiscourse genrespt_BR
dc.subjectNarrative chroniclept_BR
dc.subjectPadre Fábio de Melopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLINHARES, Alzenir dos Santos Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiscourse, text and production of meanings: a reading of the chronicle Tempo: saudades e oblivions, by Father Fábio de Melo.pt_BR
dc.identifier.citationLINHARES, Alzenir dos Santos Silva. Discurso, texto e produção de sentidos: uma leitura da crônica Tempo: saudades e esquecimentos, de Padre Fábio de Melo. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALZENIR DOS SANTOS SILVA LINHARES. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfAlzenir dos Santos Silva Linhares. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.492.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.