Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2380
Title: Calibração do modelo aquacrop e necessidades hídricas da cultura do tomateiro cultivada em condições tropicais.
Other Titles: Calibration of the aquacrop model and water requirements of the tomato crop cultivated under tropical conditions.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Joherlan Campos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Vicente de Paulo Rodrigues da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Bernardo Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Madson Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ANDRADE, Antonio Ricardo Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee4???: SOUSA, Inajá Francisco de.
Keywords: Agrometeorologia.;AquaCrop.;Calibração.;Tomate.;Evapotranspiração da cultura.;Calibration.;Tomato.;Crop evapotranspiration..
Issue Date: 15-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, Joherlan Campos de. Calibração do modelo aquacrop e necessidades hídricas da cultura do tomateiro cultivada em condições tropicais. 2017. 119 f. Tese (Doutorado em Meteorologia), Programa de Pós-graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como principal objetivo realizar a calibração do modelo AquaCrop para a cultura do tomateiro de modo a torná-lo aplicável na simulação da produtividade em regiões semiáridas tropicais e em especial para o Agreste da Paraíba. Nesta pesquisa foram realizados dois experimentos de campo na área de estudo, localizada no município de Campina Grande-PB entre os anos de 2016 (período seco) e 2017 (período chuvoso) utilizando a cultura do tomateiro variedade “Shanty”. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 5 tratamentos que consistiram de 100, 80, 60, 40 e 20% de reposição da necessidade hídrica da cultura com 4 repetições cada, totalizando 20 parcelas experimentais. Foram analisadas características da planta e de seu fruto, buscando entender o comportamento do crescimento e produção em função desta variação. Foi determinado também a evapotranspiração da cultura juntamente com seu coeficiente. Foram utilizados dados obtidos no tratamento de 100% de reposição para calibração do modelo AquaCrop e a sua validação deu-se através da comparação dos valores encontrados pelo modelo com os observados em campo em condições de deficiência hídrica. Dentre os vários resultados encontrados na pesquisa, destacam-se que as variáveis como peso, diâmetro transversal e diâmetro longitudinal do tomate apresentaram diferenças significativas para os tratamentos nos dois experimentos. A lâmina recomendada para irrigação foi a de 100%, no entanto, os resultados mostraram que a reposição de 80% apresentou boa aproximação desta recomendada. Os valores do Kc encontrados para os estágios inicial, desenvolvimento, intermediário, final e colheita foram 0,40; 0,75; 1,11; 0,93 e 0,70, respectivamente. Por fim, essa proposta de validação do modelo AquaCrop foi satisfatória sob o ponto de vista estatístico por apresentar resultados excelente e bom para a biomassa total e produtividade, apresentando coeficientes de determinação de 99% e 90%, respectivamente, confirmando a capacidade do modelo de realizar boas estimativas de produtividades em situações de déficit hídrico no tomateiro.
Keywords: Agrometeorologia.
AquaCrop.
Calibração.
Tomate.
Evapotranspiração da cultura.
Calibration.
Tomato.
Crop evapotranspiration..
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meteorologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2380
Appears in Collections:Doutorado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOHERLAN CAMPOS DE FREITAS -TESE PPGMET 2018.pdf3.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.