Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, C. C. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Fúlvio Teixeira de Barros.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, F. T. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227634952048103pt_BR
dc.contributor.referee1PANET, Miriam Farias.-
dc.contributor.referee1IDPANET, M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5425360948252283pt_BR
dc.contributor.referee2ARAUJO, Ricardo Pereira de.-
dc.contributor.referee2IDARAUJO, R. P.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho trata da relação entre arquitetura escolar e práticas pedagógicas, ao compreender que o espaço físico da escola deve oferecer um ambiente que potencialize as relações de ensino e aprendizagem. Para isso, realiza estudo de caso da rede escolar de Boqueirão, na Paraíba, e desenvolve projeto de arquitetura de escola de ensino fundamental para a cidade, a fim de suprir as deficiências da arquitetura escolar local. Esse objetivo geral se subdivide em três objetivos específicos: (1) propor programa de necessidades que supra deficiências da rede escolar existente; (2) definir edifício adequado às condições socioeconômicas e ambientais locais; (3) estabelecer o edifício escolar como equipamento urbano possível de ser utilizado pela comunidade externa. Para isso, se fundamenta em pesquisa documentais, pesquisas bibliográficas e entrevistas com administradores das escolas locais. Por fim, conclui que é possível, mesmo dentro das limitações econômicas locais, ter uma arquitetura escolar mais qualificada e adequada a preceitos pedagógicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.title3 escolas em 1: proposta de arquitetura escolar em Boqueirão / PB.pt_BR
dc.date.issued2019-12-03-
dc.description.abstractThe work deals with the relationship between school architecture and pedagogical practices, by understanding that the physical space of the school must offer an environment that enhances teaching and learning relationships. To this end, it carries out a case study of the school network of Boqueirão, in Paraíba, and develops an architecture project for an elementary school for the city, in order to overcome the deficiencies of the local school architecture. This general objective is subdivided into three specific objectives: (1) to propose a needs program that addresses deficiencies in the existing school network; (2) to define a building appropriate to local socioeconomic and environmental conditions; (3) to establish the school building as urban equipment that can be used by the external community. To this end, it is based on documentary research, bibliographical research and interviews with local school administrators. Finally, it concludes that it is possible, even within the local economic limitations, to have a more qualified school architecture and appropriate to pedagogical precepts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23805-
dc.date.accessioned2022-03-08T17:37:51Z-
dc.date.available2022-03-08-
dc.date.available2022-03-08T17:37:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectArquitetura Escolar e Pedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogia e Arquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectBoqueirão - PB - escolapt_BR
dc.subjectProjeto de Arquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectEscolas rurais - Boqueirão - PBpt_BR
dc.subjectEscolas urbanas - Boqueirão - PBpt_BR
dc.subjectDiretrizes do Ministério da Educação - Arquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectEstudos pré-projetuaispt_BR
dc.subjectElementos construtivospt_BR
dc.subjectProjeto Espaço Educativo Urbano e Rural - FNDEpt_BR
dc.subjectPerspectivas do Projeto Espaço Educativo Urbano e Rural - FNDEpt_BR
dc.subjectSchool Architecturept_BR
dc.subjectSchool Architecture and Pedagogypt_BR
dc.subjectPedagogy and School Architecturept_BR
dc.subjectBoqueirão - PB - schoolpt_BR
dc.subjectSchool Architecture Projectpt_BR
dc.subjectRural schools - Boqueirão - PBpt_BR
dc.subjectUrban schools - Boqueirão - PBpt_BR
dc.subjectGuidelines of the Ministry of Education - School Architecturept_BR
dc.subjectPre-project studiespt_BR
dc.subjectConstructive elementspt_BR
dc.subjectUrban and Rural Educational Space Project - FNDEpt_BR
dc.subjectPerspectives of the Urban and Rural Educational Space Project - FNDEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Camila Cruz Maciel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative3 schools in 1: school architecture proposal in Boqueirão / PB.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Camila Cruz Maciel. 3 escolas em 1: proposta de arquitetura escolar em Boqueirão / PB. 2019. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23805pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA CRUZ MACIEL RODRIGUES - TCC ARQ. URBANISMO CTRN 2019.pdfCamila Cruz Maciel Rodrigues - TCC Arq. Urbanismo CTRN 2019.2.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.