Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23809
Title: | Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades. |
Other Titles: | Democratic and participative school management in school: between challenges and possibilities. |
???metadata.dc.creator???: | SARMENTO, Mayrla Marla Lima. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ALVES, José Amiraldo Alves da Silva. |
Keywords: | Gestão escolar democrática;Democrática;Participativa;Desafios;Possibilidades;Management;Democratic;Participatory;Challenges;Possibilities |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SARMENTO, Mayrla Marla Lima. Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tem como objeto de estudo a gestão escolar democrática e como questão de pesquisa as principais possibilidades e desafios enfrentados pela gestão escolar, no trabalho com uma gestão de cunho democrático e participativo no contexto escolar. A partir desse delineamento, se definiu como objetivo geral, analisar as possibilidades e desafios do gestor em efetivar um trabalho de cunho democrático e participativo no âmbito escolar, e como objetivos específicos, identificar as dificuldades enfrentadas no trabalho com uma gestão escolar democrática e participativa; refletir a importância do Projeto Político Pedagógico da escola em relação ao trabalho da gestão escolar e averiguar a relação entre a existência de uma gestão democrática na escola e a qualidade das práticas que são desenvolvidas na instituição. A pesquisa teve um caráter exploratório, realizada por meio de uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação e de questionário como instrumento de coleta de dados, constituído a partir de sete questõestema configuradas previamente. Participaram desse estudo a coordenadora e a gestora de uma instituição de ensino da cidade de Santa Cruz na Paraíba. Os resultados apontaram que os desafios da gestão democrática estão ligados a diferentes questões como a falta de participação dos professores, pouca visibilidade da relevância da coletividade em prol das questões relativas à qualidade educativa da instituição, bem como que este tipo de gestão seja um instrumento que dê sustentação para as diferentes vivências, conflitos e desafios do âmbito escolar. Os resultados demonstraram também que existem possibilidades de exercício de uma gestão democrática, desde que sejam permeadas por um trabalho coletivo e que leve em consideração a diversidade de interesses dos sujeitos da instituição, como forma de democratizar os processos decisórios efetivados na escola. Nessa perspectiva, compreendesse que é necessário cada vez mais resgatar os espaços de debate e diálogo no contexto escolar, como um caminho para se chegar a uma reflexão coletiva das ações educativas desenvolvidas. |
Keywords: | Gestão escolar democrática Democrática Participativa Desafios Possibilidades Management Democratic Participatory Challenges Possibilities |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Administração Educacional. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23809 |
Appears in Collections: | Especialização em Planejamento e Gestão Escolar - CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MAYRLA MARLA LIMA. ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR. 2016.pdf | Mayrla Marla Lima. Especialização em Planejamento e Gestão Escolar. 2016. | 232.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.