Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/3393803370264915pt_BR
dc.creator.LattesSARMENTO, M. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Amiraldo Alves da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, José Amiraldo Alves.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a gestão escolar democrática e como questão de pesquisa as principais possibilidades e desafios enfrentados pela gestão escolar, no trabalho com uma gestão de cunho democrático e participativo no contexto escolar. A partir desse delineamento, se definiu como objetivo geral, analisar as possibilidades e desafios do gestor em efetivar um trabalho de cunho democrático e participativo no âmbito escolar, e como objetivos específicos, identificar as dificuldades enfrentadas no trabalho com uma gestão escolar democrática e participativa; refletir a importância do Projeto Político Pedagógico da escola em relação ao trabalho da gestão escolar e averiguar a relação entre a existência de uma gestão democrática na escola e a qualidade das práticas que são desenvolvidas na instituição. A pesquisa teve um caráter exploratório, realizada por meio de uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação e de questionário como instrumento de coleta de dados, constituído a partir de sete questõestema configuradas previamente. Participaram desse estudo a coordenadora e a gestora de uma instituição de ensino da cidade de Santa Cruz na Paraíba. Os resultados apontaram que os desafios da gestão democrática estão ligados a diferentes questões como a falta de participação dos professores, pouca visibilidade da relevância da coletividade em prol das questões relativas à qualidade educativa da instituição, bem como que este tipo de gestão seja um instrumento que dê sustentação para as diferentes vivências, conflitos e desafios do âmbito escolar. Os resultados demonstraram também que existem possibilidades de exercício de uma gestão democrática, desde que sejam permeadas por um trabalho coletivo e que leve em consideração a diversidade de interesses dos sujeitos da instituição, como forma de democratizar os processos decisórios efetivados na escola. Nessa perspectiva, compreendesse que é necessário cada vez mais resgatar os espaços de debate e diálogo no contexto escolar, como um caminho para se chegar a uma reflexão coletiva das ações educativas desenvolvidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Educacional.pt_BR
dc.titleGestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23809-
dc.date.accessioned2022-03-08T19:42:37Z-
dc.date.available2022-03-08-
dc.date.available2022-03-08T19:42:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão escolar democráticapt_BR
dc.subjectDemocráticapt_BR
dc.subjectParticipativapt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectPossibilidadespt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectDemocraticpt_BR
dc.subjectParticipatorypt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectPossibilitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSARMENTO, Mayrla Marla Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDemocratic and participative school management in school: between challenges and possibilities.pt_BR
dc.identifier.citationSARMENTO, Mayrla Marla Lima. Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Planejamento e Gestão Escolar - CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYRLA MARLA LIMA. ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR. 2016.pdfMayrla Marla Lima. Especialização em Planejamento e Gestão Escolar. 2016. 232.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.