Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2381
Title: Pegada hídrica e análise econômica da cultura de alface cultivada sob irrigação no município de Itabaiana - SE.
Other Titles: Water footprint and economic analysis of lettuce cultivated under irrigation in the city of Itabaiana - SE.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Kamila Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Vicente de Paulo Rodrigues da.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SILVA, Madson Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Bernardo Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Lincoln Eloi de.
Keywords: Pegada hídrica.;Evapotranspiração.;Viabilidade econômica.;Water footprint.;Evapotranspiration,;Economic viability.
Issue Date: 16-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS , Kamila Souza. Pegada hídrica e análise econômica da cultura de alface cultivada sob irrigação no município de Itabaiana - SE. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia), Programa de Pós-graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo determinar a pegada hídrica da cultura da alface, durante as estações de inverno, verão e outono, bem como realizar a análise econômica da cultura na região de Itabaiana, SE. A pesquisa foi realizada na Unidade de Produção de Hortaliças da empresa Hortaliças Vida Verde, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A evapotranspiração da cultura (ETc) foi obtida através do balanço hídrico no solo e com base no modelo CROPWATER. A evapotranspiração de referência (ETo) foi obtida pelo método de Penman-Monteith, com base nos dados de temperatura do ar (máxima e mínima), umidade relativa, velocidade do vento e radiação solar obtidos numa estação automática localizada próxima à área experimental. Os resultados da pesquisa evidenciam que a pegada hídrica verde diminui à medida que ocorre acréscimo na lâmina de irrigação, enquanto que a pegada hídrica (PH) azul aumenta em função do aumento na lâmina de irrigação. A pegada hídrica da alface obtida com base no modelo subestima os valores da PH obtida com o balanço hídrico. A necessidade hídrica azul é a que mais contribui com o valor total da necessidade hídrica da cultura no período verão-outono.
Keywords: Pegada hídrica.
Evapotranspiração.
Viabilidade econômica.
Water footprint.
Evapotranspiration,
Economic viability.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2381
Appears in Collections:Mestrado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAMILA SOUZA SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGMET 2018.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.