Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23810
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, N. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2852031545641389pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, Rômulo F.
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar a dinâmica de produção de uma sistemática de avaliação da aprendizagem discente junto à gestão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Antunes de Oliveira, no município de Santa Cruz – PB. Este é um estudo de conclusão de curso da pós-graduação Lato Senso em Planejamento e Gestão Escolar da Universidade Federal de campina Grande – UFCG, Campus Cajazeiras – PB. Para a concentração do estudo, foi necessário realizar uma experiência pedagógica com intuito de analisar uma questão que envolvesse o exercício da gestão escolar. As informações iniciais para a construção da pesquisa foram coletadas por meio de dados foi utilizado o Instrumento que Analisa os Critérios da Eficácia Escolar (ACE). O instrumento objetiva-se em avaliar a qualidade da escola em conexão aos critérios designados como decisivos para o seu sucesso. Após fazer uma relação dos dados colhidos com as idas ao campo co ACE, pode-se perceber que os quesitos apontados no último instrumento influenciaram na sistemática da avaliação, dentre os critérios destaca-se: o ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a escola pesquisada trabalha com o Programa Primeiros Saberes da Infância (PIS) e pelo que foi visto, tal programa pode impossibilitar os professores da dinamização do seu fazer pedagógico, na construção do currículo, na atualização do PPP e no processo avaliativo. Conclui-se que a gestão escolar e os professores devem integrar-se a fim de construírem uma dinâmica da avaliação condizente com o público que está sendo avaliado. É necessário notar a avaliação sobre uma ótica evolutiva e individual da cada discente. Tal realidade requer que os indivíduos que compõem essa escola sejam mais determinados a refletirem sobre as suas concepções de sistemática da avaliação, sobretudo, como uma ação complementar no processo de formação e desenvolvimento humano, na aquisição de objetivos que contribuirão, inclusive, para a ascensão do pensamento autônomo, crítico e intelectual dos alunos.
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Educacional.pt_BR
dc.titleProcesso avaliativo de gestão escolar em prol da aprendizagem do discente.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThis research aims to analyze the dynamics of production of a systematic evaluation of student learning with the management of the State School of Elementary Education Nestor Antunes de Oliveira, in the city of Santa Cruz - PB. This is a course conclusion study of the Lato Senso postgraduate course in Planning and School Management at the Federal University of Campina Grande – UFCG, Campus Cajazeiras – PB. For the concentration of the study, it was necessary to carry out a pedagogical experience in order to analyze an issue that involved the exercise of school management. The initial information for the construction of the research was collected through data using the Instrument that Analyzes the Criteria of School Effectiveness (ACE). The instrument aims to assess the quality of the school in relation to the criteria designated as decisive for its success. After making a list of the data collected with the trips to the field with the ACE, it can be seen that the questions pointed out in the last instrument influenced the evaluation system, among the criteria stands out: teaching and learning. In this sense, the researched school works with the Primeiras Saberes da Infância (PIS) Program and from what has been seen, such a program can make it impossible for teachers to boost their pedagogical work, in the construction of the curriculum, in the updating of the PPP and in the evaluation process. It is concluded that school management and teachers must be integrated in order to build an evaluation dynamics in line with the public being evaluated. It is necessary to note the evaluation on an evolutionary and individual perspective of each student. This reality requires that the individuals who make up this school are more determined to reflect on their conceptions of systematic evaluation, above all, as a complementary action in the process of training and human development, in the acquisition of objectives that will even contribute to the ascension autonomous, critical and intellectual thinking of students.
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23810
dc.date.accessioned2022-03-09T18:55:07Z
dc.date.available2022-05-09
dc.date.available2022-03-09T18:55:07Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPrograma Primeiros Saberes da Infânciapt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Learning Programpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Nadiel Cavalcante de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluative process of school management in favor of student learning.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Nadiel Cavalcante.Processo avaliativo de gestão escolar em prol da aprendizagem do discente. 2016. 129f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Planejamento e Gestão Escolar - CFP



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.