Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, J. M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5663620062448404pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274801533745465pt_BR
dc.contributor.referee1WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.contributor.referee2LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.description.resumoAs pessoas tem buscado na educação uma forma de desenvolvimento pessoal, profissional e econômico, por isso, é comum que jovens e adultos que, por diversos fatores, não conseguiram concluir o ensino regular buscarem na modalidade EJA obter seus interesses formativos. É importante que as instituições de ensino desenvolvam currículos que atendam e incluam esses sujeitos no sistema educacional. No ensino de Química, é evidente que a proposta para o ensino regular não se adequa ao público da EJA, por isso, os profissionais buscam desenvolver propostas que tornem a aprendizagem mais significativa, apesar de todos os seus contextos. Este estudo buscou apresentar uma proposta de currículo para o ensino de Química na Modalidade EJA para turmas do primeiro ano do ensino médio. Buscou-se através de bancos de dados, artigos que abordassem a temática e com isso construir as propostas curriculares para o ensino de Química na EJA. Essas propostas foram organizadas e estruturadas em quadros, contendo informações dos conteúdos a serem aplicadas, assim como, a metodologia, avaliação e as expectativas de aprendizagem. Foi então construído um currículo para atender os quatro bimestres letivos, também, foi introduzido na mesma um projeto integrador para que possa ser desenvolvido com os alunos da referida modalidade. Portanto, percebeu-se que é possível desenvolver o processo de ensino aprendizagem de Química na EJA com as particularidades dos sujeitos envolvidos, porém, é necessário que os alunos tenham o comprometimento em querer aprender, assim como, a escola fornecer as condições para que o docente possa desenvolver suas metodologias inovadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleO currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC.pt_BR
dc.date.issued2020-11-30
dc.description.abstractThe people have looking for education as way of personal development, professional and economic, therefore, it is usual young and adults, for several factors, they did not get conclude the regular education and seek in the EJA modality their formative interest. It is important that educational institutions develop curriculum that serves and include these subjects in the educational system. In Chemistry teaching, it is evident that the proposal for regular education is not adequate for the EJA public, wherefore, the professionals look for proposals that make learning more meaningful, despite all their contexts. This study sought to present a curriculum proposal for teaching Chemistry in the EJA Modality for classes in the first grade of high school. Searched through databases, articles about the theme, and thereby to construct the curriculum proposals for teaching Chemistry in EJA. These proposals were organized and structured in chart, containing information about the contents to be applied, as well as the methodology, evaluation and learning expectations. A curriculum was created to serve the four academic terms, and an integrative project was introduced in the same project can be developed with students of the said modality. Therefore, it was realized that it is possible to develop the teaching and learning process of Chemistry in EJA with the particularities of the subjects involved, however, it is necessary that students have a commitment to wanting to learn, as well as, the school providing the conditions for the teacher to be able to develop their innovative methodologies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23813
dc.date.accessioned2022-03-10T17:40:17Z
dc.date.available2022-03-10
dc.date.available2022-03-10T17:40:17Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias inovadoraspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectTeaching - learningpt_BR
dc.subjectInnovative methodologiespt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe chemistry curriculum in youth and adult education: a proposal for the 1st year of high school in the light of the BNCC.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro. O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACKELINE MAYSA PINHEIRO OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2020.pdfJackeline Maysa Pinheiro Oliveira. TCC. Licenciatura em Química. 2020.477.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.