Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23814
Title: Poder, educação e resistência em tempos de neoliberalismo.
Other Titles: Power, education and resistance in times of neoliberalism.
???metadata.dc.creator???: NUNES, Italo Anderson Duarte.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TONETTO, Élida Pasini.
???metadata.dc.contributor.referee3???: GIORDANI, Ana Claudia de Carvalho.
Keywords: Sistema educacional brasileiro;Poder;Resistência;Neoliberalismo;Currículo;Cartografias;Educação;Brazilian educational system;Power;Resistance;Neoliberalism;Resume;Cartographies;Education
Issue Date: 1-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Italo Anderson Duarte. Poder, educação e resistência em tempos de neoliberalismo. 2021. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse texto monográfico tem como intuito promover uma discussão voltada a denunciar uma tendência de condução do sistema educacional brasileiro por uma racionalidade neoliberal, bem como a compreensão dos processos de resistência, indissociavelmente atrelados a esta – ou quaisquer outras – força de condução de sujeitos e populações escolares. Para executar tal tarefa organizei um percurso analítico/argumentativo que se deu sobre três etapas complementares, a primeira destas é composta majoritariamente por um arranjo conceitual, ao qual cabe responsabilidade de alicerçar a maior parte das discussões trazidas no desenvolvimento da pesquisa, dentro desse arranjo ocupam lugar de destaque os debates conceituais que permeiam o campo do poder – em especial na sua configuração entendida nessa pesquisa como neoliberalismo – em interação com contextos educacionais brasileiros; já a segunda é concebida através da interação de uma arguição, voltada a explicitar as potencialidades advindas dos currículos escolares, e uma análise prática de importantes componentes curriculares que compõem a educação básica do Brasil; enquanto que a terceira etapa se desenvolve objetivando esquivar a pesquisa de um ponto de vista fatalista e irremediável, frente as redes de controle desveladas nas etapas anteriores, ao passo que busca elucidar estratégias de contra organização a essas lógicas de controle. Todas essas etapas, assim como os demais componentes que integram esse estudo, foram construídos e organizados sobre uma perspectiva metodológica póscrítica, na qual os conhecimentos e saberes que não tem sua origem no ambiente acadêmico são encarados como igualmente relevantes, fomentando uma pesquisa pautada em articulações e bricolagens não somente entre teoria e prática, mas também entre o saber catedrático e o saber marginal.
???metadata.dc.description.resumen???: Este texto monográfico tiene la intención de promover una discusión dirigida a denunciar uma tendencia de conducción del sistema educativo brasileño por uma racionalidad neoliberal; así como la comprensión de los procesos de resistencia, indisociablemente alterados de esta, o cualquier otra fuerza de conducción de sujetos y poblaciones escolares. Para ejecutar tal tarea organice un precurso analítico/argumentativo que se dio sobre tres etapas complementarias; la primera de estas es compuesta mayoritariamente por un boceto conceptual, al cual cabe la responsabilidad de alinear la mayor parte de las discusiones recolectadas en el desenvolvimiento de la investigación, dentro de este boceto ocupan un lugar destacado los debates conceptuales que cubren el campo del poder, en especial en su configuración entendida en esta investigación como neoliberalismo en interacción con contextos educativos brasileños; la segunda es concebida a través de la interacción de una argumentación dirigida a explicar claramente las potencialidades que vienen de los currículos escolares y un análisis practico de importantes componentes curriculares que componen la educación básica de Brasil; mientras tanto la tercer etapa se desenvuelve objetivamente en esquivar la búsqueda de un punto fatalista e irremediable frente a las redes de control reveladas en las etapas anteriores, al paso que busca aclarar estrategias de contra organización a esas lógicas de control. Todas estas etapas, así como los demás componentes que integran este estudio, fueron construidos e organizados sobre uma perspectiva metodológica poscritica, en la cual los conocimientos y saberes que no tienen su origen en el ambiente académico son encarados como igualmente relevantes, fomentando uma investigación pautada en artículos y bricolaje, no solamente entre teoría y práctica, sino también entre el saber catedrático y el saber marginal.
Keywords: Sistema educacional brasileiro
Poder
Resistência
Neoliberalismo
Currículo
Cartografias
Educação
Brazilian educational system
Power
Resistance
Neoliberalism
Resume
Cartographies
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23814
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITALO ANDERSON DUARTE NUNES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2020.pdfItalo Anderson Duarte Nunes. TCC. Licenciatura em Geografia. 2020.2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.