Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/1806361398785850pt_BR
dc.creator.LattesSILVA, B. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/3021482192977577pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesGUIDOTTI, Viviane;pt_BR
dc.contributor.referee1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoO tema desta pesquisa é a avaliação da aprendizagem, que é um instrumento pedagógico de grande importância na vida acadêmica dos docentes e discentes,fundamenta o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma o problema de pesquisa foi: quais são os instrumentos avaliativos utilizados no 4º e 5º ano dos anos iniciais, compreendendo as várias formas de avaliação utilizada na escola? A fim de responder esse questionamento o objetivo geral foi: Investigar de que forma são organizados os instrumentos avaliativos no 4º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: Compreender quais são os instrumentos avaliativos mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem; Analisar como são organizados os instrumentos avaliativos pelas professoras que participaram dessa pesquisa e Refletir sobre quais as concepções de aprendizagem que embasam as escolhas das professoras na escolha dos instrumentos avaliativos. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo, por meio de ferramentas online que auxiliou na coleta de dados com os professores de forma virtual, utilizando o Google Formulário como base de coletar os dados por um questionário com os docentes da sala de aula, com perguntas do assunto em questão, e assim levantar as informações necessárias para a análise que foi realizada pela análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). Os dados obtidos foram por meio de um questionário no formato Google formulário,enviados via Whatsapp de cada professora. Com base nas respostas dos sujeitos, percebemos que a partir da análise das respostas das professoras, na escola elas buscam utilizar inúmeros instrumentos avaliativos, pensando na aprendizagem dos alunos, que forma que seja efetiva e constante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2020-12-18-
dc.description.abstractThe theme of this research is the evaluation of learning, which is a pedagogical instrument of great importance in the academic life of teachers and students, which underlies the teaching and learning process. Thus, the research problem was: what are the evaluated instruments used in the 4th and 5th year of the initial years, comprising as several forms of evaluation used in the school? In order to answer this question the general objective was: To investigate how evaluation instruments are organized in the 4th and 5th year of the initial years of Elementary School. And as specific objectives: Understand what are the most used assessment tools in the teaching and learning process; Analyze how the evaluation instruments are organized by the teachers who participated in this research; Reflect on which learning conceptions are the basis for teachers' choices when choosing assessment instruments. The methodology used is the field research, through online tools that helped in the data collection with the teachers in a virtual way, using the Google Form as a basis to collect the data through a questionnaire with the teachers of the classroom, with questions of the subject in question, and thus raise the necessary information for the analysis that was carried out by the content analysis based on Bardin (1977). The data obtained were through a questionnaire in the Google form format, sent via Whatsapp from each teacher. Based on the responses of the subjects, we realize that from the analysis of the responses of the teachers, at school they seek to use numerous assessment instruments, thinking about the students' learning, in a way that is effective and constant.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23818-
dc.date.accessioned2022-03-11T12:09:17Z-
dc.date.available2022-03-11-
dc.date.available2022-03-11T12:09:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectInstrumento pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectInstrumentos avaliativospt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectPedagogical instrumentpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectEvaluative instrumentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Benijane Albuquerque.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning assessment: assessment tools in the 4th and 5th year of elementary school at a state school in Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Benijane Albuquerque.A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB. 2020. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BENIJANE ALBUQUERQUE SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfBenijane Albuquerque Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2020.338.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.