Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23819
Title: Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.
Other Titles: Remote Teaching: Pedagogical Practices in the Early Years of Elementary Education in a Municipal School in Ipaumirim - CE.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Érika Paulino. 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes. 
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pires, Aparecida Carneiro.
Keywords: Tecnologias digitais;Ensino remoto;Alfabetização;Anos  iniciais;Prática pedagógica;Digital technologies;Remote teaching;Literacy;Initial years;pedagogical practice
Issue Date: 22-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Érika Paulino.Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim - CE. 2020. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho teve como problema de pesquisa: Como estão organizadas as práticas pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais no período de ensino remoto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral desse trabalho foi: Investigar como as práticas pedagógicas no ensino remoto estão sendo realizadas a partir do uso das tecnologias digitais pelos professores. Os principais autores que fundamental o referencial teórico foram: Arruda, Eucidio Pimenta (2020). Essa pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado nessa pesquisa foi um questionário com 3 sujeitos, de uma escola municipal do munícipio de Ipaumirim. Os dados foram analisados seguindo os princípios da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2016). Os principais resultados dessa pesquisa a partir das respostas dos sujeitos que participaram da pesquisa foi de que o uso das tecnologias digitais deixa as aulas mais dinâmicas, o uso mais diário dessas tecnologias agora no ensino remoto está contribuindo para uma familiarização de outras tecnologias digitais. O que podem resultar em uma maior inserção das tecnologias digitais no retorno das aulas presenciais.
Abstract: This work had as a research problem: How are pedagogical practices organized with the use of Digital Technologies in the period of remote teaching in the Initial Years of Elementary School? The general objective of this work was: To investigate how pedagogical practices in remote teaching are being carried out from the use of digital technologies by teachers. The main authors that fundamental the theoretical framework were: Arruda, Eucidio Pimenta (2020). This research was carried out from a qualitative approach. The data collection instrument used in this research was a questionnaire with 3 subjects, from a municipal school in the municipality of Ipaumirim. Data were analyzed following the principles of content analysis based on Bardin (2016). The main results of this research from the answers of the subjects who participated in the research was that the use of digital technologies makes classes more dynamic, the more daily use of these technologies now in remote teaching is contributing to a familiarization of other digital technologies. Which can result in a greater insertion of digital technologies in the return of face-to-face classes.
Keywords: Tecnologias digitais
Ensino remoto
Alfabetização
Anos  iniciais
Prática pedagógica
Digital technologies
Remote teaching
Literacy
Initial years
pedagogical practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23819
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉRIKA PAULINO SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfÉrika Paulino Silva. Monografia Pedagogia. 2020.  298.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.