Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23822
Title: Histórias e contos infantis contadas por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação infantil.
Other Titles: Children's stories and tales told through the Technologies of Information and Communication in Early Childhood Education.
???metadata.dc.creator???: MACIEL, Rozenilda Temoteo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRIS , Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Educação infantil;Tecnologia da Informação e Comunicação;Ensino;Contos de histórias infantis;Child education;Information and communication technology;Teaching;Children's story tales
Issue Date: 16-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACIEL, Rozenilda Temoteo. Histórias e contos infantis contadas por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação infantil. 2020. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa apresenta como tema: Histórias infantis contadas por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola. Tendo como problemática: Como estão sendo usadas as Tecnologias da Informação e da Comunicação na contação de histórias e contos na educação infantil? E o objetivo geral foi: Compreender como as histórias e contos infantis estão sendo contadas utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação. A pesquisa foi realizada por uma abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), os instrumentos de coleta de dados foram: uma entrevista realizada através do aplicativo de whatsapp, por meio de questionário, teve como entrevistada, duas professoras graduadas em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande – Campus – Cajazeiras –PB, que lecionam em escolas públicas do município de CajazeirasPB. O referencial teórico foi embasado nos seguintes teóricos, sobre literatura infantil: Abramovich (2006) Gregorin Filho (2012) e Martins (2010) e o uso de tecnologias: Palfrey e Gasser (2011), Gómez (2015), Kenski (2011) e Moran, Masetto e Behrens (2000). A análise dos dados e resultados, que foram analisados a partir datécnica de análise de conteúdo, por categorias, fundamentada em Bardin (2016) feita a partir dos dados coletados. Os dados foram coletados por meio de questionários, elaborado pelo google forms, enviados via whatsapp para duas professoras. Os dados apontam que professoras estão utilizando Tecnologias da Comunicação e da Informação nas práticas pedagógicas em que trabalham a contação de contos, principalmente nesse período de pandemia da COVID19, estão utilizando plataformas online para manter o vínculo com os alunos. As professoras destacam que em suas práticas pedagógicas as TICs mais utilizadas estão relacionadas aos equipamentos como: notebook, televisão e retroprojetor, já que citam o uso de: vídeos e música com mais frequência. Mencionam também o interesse em buscar formação continuada para inovar em suas práticas pedagógicas.
Abstract: The present research has as its theme: Children's stories told through Information and Communication Technologies at school. Having as a problem: How are Information and Communication Technologies being used in storytelling and tales in early childhood education? And the general objective was: To understand how children's stories and tales are being told using Information and Communication Technologies. The research was carried out using a qualitative approach (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), the data collection instruments were: an interview carried out through the whatsapp application, through a questionnaire, with two teachers graduated in Pedagogy from the Federal University from Campina Grande – Campus – Cajazeiras –PB, who teach in public schools in the municipality of Cajazeiras-PB. The theoretical framework was based on the following theories about children's literature: Abramovich (2006) Gregorin Filho (2012) and Martins (2010) and the use of technologies: Palfrey and Gasser (2011), Gómez (2015), Kenski (2011) and Moran, Masetto and Behrens (2000). The analysis of data and results, which were analyzed from the content analysis technique, by categories, based on Bardin (2016) made from the collected data. Data were collected through questionnaires, prepared by google forms, sent via whatsapp to two teachers. The data indicate that teachers are using Communication and Information Technologies in the pedagogical practices in which they work with storytelling, especially in this period of the COVID19 pandemic, are using online platforms to maintain the bond with students. The teachers emphasize that in their pedagogical practices the most used ICTs are related to equipment such as: notebook, television and overhead projector, since they cite the use of: videos and music more often. They also mention the interest in seeking continuing education to innovate in their pedagogical practices.
Keywords: Educação infantil
Tecnologia da Informação e Comunicação
Ensino
Contos de histórias infantis
Child education
Information and communication technology
Teaching
Children's story tales
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23822
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROZENILDA TEMOTEO MACIEL. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfRozenilda Temoteo Maciel. Monografia Pedagogia. CFP 2020. 306.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.