Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23837
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTANA, Rosemere Olímpio de.-
dc.contributor.advisor1IDSANTANA, Rosemere O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172861753799782pt_BR
dc.contributor.referee1LÔBO, Isamarc Gonçalves.-
dc.contributor.referee2FARIAS, Leonardo Bruno.-
dc.description.resumoBuscamos analisar criteriosamente como os professores de duas escolas do Ensino Médio da cidade de Aurora-CE se apropriam dos filmes como recurso didático para a construção do conhecimento histórico em sala de aula. Analisamos os discursos dos professores levando em consideração as condições físicas das escolas, o que envolve a relação entre escola e recursos tecnológicos, formação docente e as escolhas teórico- metodológicas adotadas pelos professores ao fazerem uso dos filmes. As entrevistas analisadas nos fizeram crer que a prática com os filmes, bastante atuante nas duas escolas, está sendo pensada com a finalidade de complementar os conteúdos escolares, o que nos levou a refletir sobre outras sugestões e possibilidades para este recurso. Assim, esta pesquisa discorre de uma análise sobre a importância, riscos, cuidados e as possibilidades que os filmes podem oferecer ao ensino. Lembrando que, no decorrer do trabalho refletimos com base em estudos já realizados sobre o tema algumas questões sobre cinema, indústria cultural, linguagem audiovisual, prática pedagógica e ensino de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleCinema em sala: analisando o uso dos filmes em duas escolas de Aurora - Ceará.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractWe analyze carefully how teachers in two high schools of the city of Aurora-CE appropriate the films as a teaching resource for the construction of historical knowledge in the classroom. We analyze the discourses of teachers taking into account the physical conditions of schools, which involves the relationship between school and technological resources, teacher training and the theoretical and methodological choices adopted by teachers to make use of films. Analyzed the interviews made us believe that the practice with the movies, very active in both schools, is being designed in order to complement school contents, which led us to think about other possibilities and suggestions for this feature. Thus, this research discusses an analysis of the importance, risks, care and possibilities that movies can offer to education. Recalling that, in this work reflect the basis of previous studies on the topic some questions about film, culture industry, audiovisual language, teaching practice and teaching of history.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23837-
dc.date.accessioned2022-03-15T19:58:43Z-
dc.date.available2022-03-15-
dc.date.available2022-03-15T19:58:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCinema - educaçãopt_BR
dc.subjectCinema – recurso didáticopt_BR
dc.subjectCinema – ensino de históriapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCinema - education-
dc.subjectCinema - didactic resource-
dc.subjectCinema – teaching history-
dc.subjectPedagogical practice-
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCinema e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Daniela Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCinema in the room: analyzing the use of films in two schools in Aurora - Ceará.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Daniela Vieira. Cinema em sala: analisando o uso dos filmes em duas escolas de Aurora - Ceará. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA VIEIRA LIMA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2014.pdfDaniela Vieira Lima. TCC. Licenciatura em História. 2014.483.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.