Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23837
Title: | Cinema em sala: analisando o uso dos filmes em duas escolas de Aurora - Ceará. |
Other Titles: | Cinema in the room: analyzing the use of films in two schools in Aurora - Ceará. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Daniela Vieira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | FARIAS, Leonardo Bruno. |
Keywords: | Cinema - educação;Cinema – recurso didático;Cinema – ensino de história;Prática pedagógica;Cinema - education;Cinema - didactic resource;Cinema – teaching history;Pedagogical practice;Ensino de História;Cinema e Educação |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Daniela Vieira. Cinema em sala: analisando o uso dos filmes em duas escolas de Aurora - Ceará. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Buscamos analisar criteriosamente como os professores de duas escolas do Ensino Médio da cidade de Aurora-CE se apropriam dos filmes como recurso didático para a construção do conhecimento histórico em sala de aula. Analisamos os discursos dos professores levando em consideração as condições físicas das escolas, o que envolve a relação entre escola e recursos tecnológicos, formação docente e as escolhas teórico- metodológicas adotadas pelos professores ao fazerem uso dos filmes. As entrevistas analisadas nos fizeram crer que a prática com os filmes, bastante atuante nas duas escolas, está sendo pensada com a finalidade de complementar os conteúdos escolares, o que nos levou a refletir sobre outras sugestões e possibilidades para este recurso. Assim, esta pesquisa discorre de uma análise sobre a importância, riscos, cuidados e as possibilidades que os filmes podem oferecer ao ensino. Lembrando que, no decorrer do trabalho refletimos com base em estudos já realizados sobre o tema algumas questões sobre cinema, indústria cultural, linguagem audiovisual, prática pedagógica e ensino de História. |
Abstract: | We analyze carefully how teachers in two high schools of the city of Aurora-CE appropriate the films as a teaching resource for the construction of historical knowledge in the classroom. We analyze the discourses of teachers taking into account the physical conditions of schools, which involves the relationship between school and technological resources, teacher training and the theoretical and methodological choices adopted by teachers to make use of films. Analyzed the interviews made us believe that the practice with the movies, very active in both schools, is being designed in order to complement school contents, which led us to think about other possibilities and suggestions for this feature. Thus, this research discusses an analysis of the importance, risks, care and possibilities that movies can offer to education. Recalling that, in this work reflect the basis of previous studies on the topic some questions about film, culture industry, audiovisual language, teaching practice and teaching of history. |
Keywords: | Cinema - educação Cinema – recurso didático Cinema – ensino de história Prática pedagógica Cinema - education Cinema - didactic resource Cinema – teaching history Pedagogical practice Ensino de História Cinema e Educação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23837 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANIELA VIEIRA LIMA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2014.pdf | Daniela Vieira Lima. TCC. Licenciatura em História. 2014. | 483.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.