Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFIALHO, A. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6719845692046775pt_BR
dc.contributor.advisor1ANJOS, Kainara Lira dos.-
dc.contributor.advisor1IDANJOS, K. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2288961603074693pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Taciana Lima.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, T. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669470706106346pt_BR
dc.contributor.referee2LEITE, Izabel Farias Batista.-
dc.contributor.referee2IDLEITE, I. F. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0009775903342861pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos a ambiência e a humanização dos espaços na área da saúde tem ganhado cada vez mais destaque tanto nos estudos acadêmicos quanto nas políticas públicas, vide a criação da Política Nacional de Humanização (PNH) no Brasil em 2003. Neste âmbito, ressalta-se a importância das cores no processo de humanização desses espaços. Dito isto, o presente trabalho se propôs a analisar como a ambiência e utilização da cor contribuem para a humanização dos espaços a partir de uma proposta de intervenção no Serviço Escola de Psicologia (SEP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para tal utilizou-se como referência os conceitos da Psicologia das Cores, como também alguns métodos propostos pela Psicologia Ambiental para uma melhor compreensão das relações entre o espaço físico (estudos centrados no ambiente) e seus usuários (estudos centrados na pessoa). Para uma melhor compreensão da influência das cores na ambiência e humanização, também foram analisados alguns estudos correlatos que permitiram a apreensão de estratégias projetuais que pudessem contribuir para a proposta. Com a finalidade de viabilizar este trabalho, foi levado em consideração o conjunto que opera na unidade escola, desde a equipe de funcionários que precisa trabalhar em um ambiente qualificado para produzir ações humanizadoras, até os usuários que chegam fragilizados e em situação de vulnerabilidade, necessitados de um ambiente acolhedor que alcance suas expectativas com relação ao seu bem-estar e estabelecimento da saúde psicológica. Sendo assim, para os estudos centrados na pessoa foram utilizados o autorrelato e a observação sistemática. Já para os estudos centrados na ambiente foram realizados o walk-around-the-block e o mapeamento comportamental. A partir daí, foi possível a definição de um partido e de elementos que compuseram a proposta a partir das premissas inicialmente estabelecidas. Considerando que cabe a arquitetura conceber espaços para que atinjam aos objetivos propostos, atendendo as necessidades de seus usuários, salienta-se a importância de se produzir cada vez mais reflexões teóricas e criação de estratégias projetuais para que as mesmas possam ser efetivadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.titleProposta de intervenção no Serviço Escola de Psicologia da UFCG com ênfase na cor e na ambiência.pt_BR
dc.date.issued2020-02-21-
dc.description.abstractIn recent years, the ambience and humanization of spaces in the health area has gained increasing prominence both in academic studies and in public policies, see the creation of the National Humanization Policy in Brazil in 2003. In this context, the importance of colors in the humanization process of these spaces. That said, the present work aimed to analyze how the ambience and use of color contribute to the humanization of spaces from an intervention proposal in the psychology school service of the Federal University of Campina Grande. For that, the concepts of Color Psychology were used as a reference, as well as some methods proposed by Environmental Psychology for a better understanding of the relationships between the physical space (studies centered on the environment) and its users (studies centered on the person). For a better understanding of the influence of colors in the ambience and humanization, some related studies were also analyzed that allowed the apprehension of design strategies that could contribute to the proposal. In order to make this work feasible, the group that operates in the school unit was taken into consideration, from the team of employees who need to work in a qualified environment to produce humanizing actions, to users who arrive in a fragile and vulnerable situation, in need a welcoming environment that meets your expectations regarding your well-being and psychological health. Therefore, self-report and systematic observation were used for person-centered studies. For studies focused on the environment, walkaround-the-block and behavioral mapping were performed. From there, it was possible to define a party and elements that made up the proposal based on the premises initially established.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23850-
dc.date.accessioned2022-03-16T12:20:07Z-
dc.date.available2022-03-16-
dc.date.available2022-03-16T12:20:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectServiço Escola de Psicologia da UFCGpt_BR
dc.subjectUFCG School of Psychology Servicept_BR
dc.subjectCores de ambientespt_BR
dc.subjectAmbient colorspt_BR
dc.subjectAmbiência e Arquiteturapt_BR
dc.subjectAmbience and Architecturept_BR
dc.subjectHumanização na saúdept_BR
dc.subjectHumanization in healthpt_BR
dc.subjectPsicologia das Corespt_BR
dc.subjectColor Psychologypt_BR
dc.subjectPsicologia Ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Psychologypt_BR
dc.subjectEspaços de áreas de saúde - humanizaçãopt_BR
dc.subjectHealth area spaces - humanizationpt_BR
dc.subjectCores e humanização de espaçospt_BR
dc.subjectColors and humanization of spacespt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Humanizaçãopt_BR
dc.subjectNational Humanization Policypt_BR
dc.subjectArquitetura de interiorespt_BR
dc.subjectInterior architecturept_BR
dc.subjectHospital Infantil Nemouspt_BR
dc.subjectNemous Children's Hospitalpt_BR
dc.subjectHospital Infantil Teleton de Oncologiapt_BR
dc.subjectTeleton Children's Hospital of Oncologypt_BR
dc.subjectPlanned Parenthood Diane L. Max Health Centerpt_BR
dc.subjectPlanned Parenthood Diane L. Max Health Centerpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIALHO, Arielly Lopes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIntervention proposal in the UFCG Psychology School Service with emphasis on color and ambience.pt_BR
dc.identifier.citationFIALHO, Arielly Lopes. Proposta de intervenção no Serviço Escola de Psicologia da UFCG com ênfase na cor e na ambiência. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23850pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARIELLY LOPES FIALHO - TCC ARQ. E URBANISMO CTRN 2020.pdfArielly Lopes Fialho - TCC Arq. e Urbanismo CTRN 2020.5.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.