Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2386
Title: Entre as garras do couro e os salões de artesanato: considerações acerca do ofício couteiro em Ribeira de Cabaceiras.
Other Titles: Between the claws of the leather and the handicraft halls: considerations about the coaching profession in Ribeira de Cabaceiras.
???metadata.dc.creator???: CAMPINA, Állyson de Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Marinalva Vilar de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RETONDAR, Anderson Moebus.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTENEGRO, Rosilene Dias.
Keywords: Artesanato de couro;Paraíba - Artesanato;Produção de artefatos tradicionais;Programa de Artesanato Paraibano;Festado Bode Rei;Cabaceiras - PB - Ribeira;Ribeira - Cabaceiras - PB;Maurício e Messias - Cabaceiras;Memória;Artesãos;Coureiros - cabaceiras - PB;Artisan activities;Leather Craftsmen
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAMPINA, Álilyson de Farias. Entre as garras do couro e os salões de artesanato: considerações acerca do ofício couteiro em Ribeira de Cabaceiras. 2010. 92f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta reflexões acerca das atividades artesanais tradicionais encontradas na região de Ribeira (distrito de Cabaceiras - situado na região do Cariri ocidental, no Estado da Paraíba). Estando subdividido em três capítulos, o qual se respalda em pesquisas de campo e bibliográficas acerca das concepções de estudiosos como E. P. Thompson, Nestor Garcia Canclini e Maurice Halbwach. No primeiro capítulo, levantamos uma discussão acerca da importância do artesanato na comunidade de Ribeira. Fizemos algo que consideramos essencial para esta pesquisa que foi conceitualizar o artesanato e suas principais formas de apresentação na sociedade atual. Além disso, historicizamos como, a partir dos anos 1990 alguns projetos institucionais foram instituídos, no sentido de inventar o município de Cabaceiras como território da tradição e como isso afetou de forma direta e indireta a vida e o trabalho doa artesãos e, isso nos proporcionou pensar sobre dois elementos constitutivos do nosso trabalho: tradição e memória. No capítulo dois, discutimos como as práticas instituídas como tradicionais passam a ser valorizadas no mundo globalizado e como os artesãos passam a (re)inventar estratégias de convivência com a aldeia global que lhes fornece inúmeras possibilidades como por exemplo, a de oferecer seus artefatos como símbolos do saber-fazer tradicional. Nesse sentido, utilizamos conceitos como o de hibridização, utilizado por Nestor Canclini, que nos oferece possibilidades de entendimento do artesanato como uma atividade em constante processo de (re) significação para a convivência com a globalização. Já no terceiro capítulo dedicamos os nossos estudos a dois artesãos considerados os mais antigos e, respectivamente, os mais experientes do lugar. Estes, apresentam-se como desvinculados dos programas sociais e institucionais implementados por governos e instituições ao longo dos últimos vinte anos. Maurício Marçal e José Messias são considerados de extrema importância para a comunidade haja vista que os mesmos trazem em si um depositário de saber fazer no que concerne aos ofícios tradicionais no couro.
Keywords: Artesanato de couro
Paraíba - Artesanato
Produção de artefatos tradicionais
Programa de Artesanato Paraibano
Festado Bode Rei
Cabaceiras - PB - Ribeira
Ribeira - Cabaceiras - PB
Maurício e Messias - Cabaceiras
Memória
Artesãos
Coureiros - cabaceiras - PB
Artisan activities
Leather Craftsmen
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2386
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁLYSSON DE FARIAS CAMPINA - DISSERTAÇÃO PPGH 2010..pdfÁllysson de Farias Campina - Dissertação PPGH 2010.15.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.