Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23865
Title: Práticas produtivas de produção textual na escola: caminhos a percorrer.
Other Titles: Productive practices of textual production at school: ways to go.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Anajara Reinaldo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MENDES, Tathiane Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , Abdoral Inácio da.
Keywords: Língua materna - ensino;Produção textual;Gênero textual;Ensino - língua e linguagem;Mother tongue - teaching;Text production;Textual Genre;Teaching - language and language
Issue Date: 30-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Anajara Reinaldo de. Práticas produtivas de produção textual na escola: caminhos a percorrer. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de Monografia apresenta reflexões a respeito do ensino de Língua Materna e aborda discussões referentes às práticas de escrita utilizadas pelo professor na sala de aula. Assim, os objetivos pretendidos são: discutir sobre a importância da escrita para a formação do aluno de ensino fundamental; debater sobre o uso de gêneros extuais nas práticas docentes e, por último, propor práticas produtivas de ensino da escrita em uma perspectiva sociointeracionista. O trabalho apresenta conceitos a respeito da visão de língua e linguagem, e questiona o modo como a produção textual é realizada nas ulas de língua portuguesa, levando em conta as dificuldades que o profissional enfrenta ao lidar com os gêneros textuais, pois, apesar de seus estudos não serem recentes, as suas inserções nas práticas docentes ainda são escassas. É sugerida, ainda, uma Sequência Didática enquanto proposta metodológica que consiste em trabalhar os gêneros textuais de forma sistemática. Para a execução das reflexões apresentadas, foi feito um levantamento bibliográfica utilizando-se dos pressupostos de Travaglia (2008), que discute as concepções de língua e linguagem, e como a visão destas podem influenciar o ensino de língua materna; Higounet (2003), autor que apresenta debate sobre as primeiras formas de escrita da humanidade; Koch e Elias (2008), autoras que refletem sobre a escrita numa perspectiva interativa; Antunes (2003), que apresenta novas formas de trabalhar a escrita na sala de aula; Bazerman (2011), que traz alguns conceitos a respeito dos gêneros textuais; Marcuschi (2008) autor que também discute conceitos sobre os gêneros e os tipos textuais, além de propor formas de sua inserção na sala de aula. A partir desse embasamento teórico torna-se possível ter um olhar mais amplo sobre a língua, saber o quanto é importante conhecer os vários conceitos que permeiam o seu estudo, e com isso, tentar aplicar os conhecimentos adquiridos com as teorias nas práticas de ensino na sala de aula.
Abstract: This monograph presents reflections about the mother tongue teaching, and relates discussions about the writing practices used by the teacher in the classroom. Therefore, the intended objectives are to discuss the importance of writing for the training of elementary school students; to discuss the use of textual genres in teaching practices and, finally, to propose productive practices of writing teaching by sociointeractionist perspective. The work presents concepts about the vision of language and system language, and questions how the textual production is practiced in the Portuguese language classes, considering the difficulties that the teachers face when they use the textual genres, because although the studies of genres are not recent, their inclusion in teaching practices are still short. It is suggested also a Didactic Sequence as a methodological proposal to work the genres systematically. For the accomplishment of the presented reflections, it was made a bibliographic research, using the Travaglia‟s presuppositions (2008), who discusses the language and tongue conceptions, and how their vision can influence the mother tongue teaching. We used also the presuppositions of writes like: Higounet (2003), author who demonstrates discussions about the first humanity writing forms; Koch and Elijah‟s assumptions (2008), authors that reflect about writing, in an interactive perspective; Antunes (2003), who presents new ways to work the writing in the classroom; Bazerman (2011), who describes some concepts about the textual genres; Marcuschi (2008), who also discusses concepts of genres and textual types, and proposes ways of their integration in the classroom. From this theoretical basis, it is possible to have a better opinion about the language, to understand how knowing is important the various concepts that permeate its study, and, consequently, the people can try to apply the acquired knowledge with the teaching theories and practices in classroom.
Keywords: Língua materna - ensino
Produção textual
Gênero textual
Ensino - língua e linguagem
Mother tongue - teaching
Text production
Textual Genre
Teaching - language and language
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23865
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANAJARA REINALDO DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfAnajara Reinaldo de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa. 2016.626.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.