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Title: Avaliação do acesso e qualidade do atendimento odontológico na atenção básica sob perspectiva dos usuários.
Other Titles: Assessment of access and quality of dental care in primary care from the perspective of users.
Evaluación del acceso y calidad de la atención dental en cuidados básicos de Patos-PB. desde la perspectiva de los usuarios
???metadata.dc.creator???: SILVESTRE JUNIOR, Redson Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FEITOSA, Faldryene de Sousa Queiros.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PENHA, Elizandra Silva da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Luciana Ellen Dantas.
Keywords: Avaliação em saúde;Atendimento odontológico - avaliação;Qualidade do atendimento odontológico;Atenção Básica - atendimento odontológico;Satisfação do usuário - atendimento odontológico;Usuários de atendimentos odontológicos - avaliação;Health assessment;Dental care - evaluation;Quality of dental care;Primary Care - dental care;User satisfaction - dental care;Users of dental care - evaluation;valoración de Salud;Cuidado dental - evaluación;Calidad de la atención odontológica;Atención primaria - atención dental;Satisfacción del usuario - cuidado dental;Usuarios de atención odontológica - evaluación
Issue Date: 25-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVESTRE JUNIOR, Redson Alves. Avaliação do acesso e qualidade do atendimento odontológico na atenção básica sob perspectiva dos usuários. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23867
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto da pesquisa foi avaliar o acesso e qualidade do atendimento odontológico na atenção básica do município de Patos-PB. Foi realizada uma entrevista com os usuários dos serviços odontológicos das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS) da cidade. Para coleta das informações foi utilizado um instrumento formulado a partir da agregação de questionários previamente validados: QASSaB, dados demográficos e dados sobre a autopercepção de saúde bucal e demanda aos serviços de saúde bucal. Os dados foram analisados pelo programa estatístico SPSS e o teste do Qui-quadrado (IC 95%) avaliou a associação entre as variáveis. Foram entrevistados 211 usuários, onde 61,6% eram do sexo feminino e a maioria (27%) tinha entre 31-40 anos de idade. 65,4% declararam uma renda mensal familiar de 1-3 salários mínimos, 60,7% nunca tiveram dor de dente e 70,1% consideram sua saúde bucal boa. 38,9% consideraram como “fácil” conseguir uma vaga para o tratamento odontológico na UBS, 32,2% avaliou o tempo de espera como curto e 71,1% tiveram os problemas de saúde resolvidos. 47,4% relataram estar “satisfeitos” com o tratamento odontológico e 53,1% avaliaram como “confortável” a estrutura física das UBSs. A maioria relatou que raramente recebe orientações sobre saúde bucal (60,7%) e os procedimentos de maior procura foram as exodontias (28,8%) e restaurações (32,2%). A localização da UBS apresentou relação significativa com a qualidade dos serviços (p=0,0015). Os usuários das UBSs de Patos-PB encontram-se relativamente satisfeitos com o atendimento odontológico realizado na atenção básica, tendo as suas queixas no geral prontamente atendidas pelos profissionais.
Abstract: The object of the research was to assess the access and quality of dental care in primary care in the city of Patos-PB. An interview was conducted with users of dental services of the Basic Family Health Units (UBS) in the city. To collect the information, an instrument formulated from the aggregation of previously validated questionnaires was used: QASSaB, demographic data and data on self-perception of oral health and demand for oral health services. Data were analyzed using the SPSS statistical program and the chi-square test (95% CI) assessed the association between variables. 211 users were interviewed, 61.6% were female and the majority (27%) were between 31-40 years old. 65.4% declared a monthly family income of 1-3 minimum wages, 60.7% never had a toothache and 70.1% considered their oral health to be good. 38.9% considered it “easy” to get a place for dental treatment at the UBS, 32.2% rated the waiting time as short and 71.1% had their health problems resolved. 47.4% reported being “satisfied” with the dental treatment and 53.1% rated the physical structure of the UBSs as “comfortable”. Most reported that they rarely receive guidance on oral health (60.7%) and the most sought after procedures were extractions (28.8%) and restorations (32.2%). The location of the UBS showed a significant relationship with the quality of services (p=0.0015). Users of UBSs in Patos-PB are relatively satisfied with the dental care provided in primary care, and their complaints in general are promptly attended to by professionals.
???metadata.dc.description.resumen???: El objeto de la investigación fue evaluar el acceso y la calidad de la atención odontológica en atención primaria en la ciudad de Patos-PB. Se realizó una entrevista a usuarios de los servicios odontológicos de las Unidades Básicas de Salud de la Familia (UBS) de la ciudad. Para la recolección de la información se 22 utilizó un instrumento formulado a partir de la agregación de cuestionarios previamente validados: QASSaB, datos demográficos y datos de autopercepción de salud bucal y demanda de servicios de salud bucal. Los datos se analizaron mediante el programa estadístico SPSS y la prueba de chi-cuadrado (IC 95%) evaluó la asociación entre variables. Se entrevistaron 211 usuarios, de los cuales el 61,6% eran mujeres y la mayoría (27%) tenían entre 31 y 40 años. El 65,4% declaró un ingreso familiar mensual de 1-3 salarios mínimos, el 60,7% nunca tuvo dolor de muelas y el 70,1% consideró que su salud bucal era buena. El 38,9% consideró “fácil” conseguir una plaza para tratamiento odontológico en la UBS, el 32,2% calificó el tiempo de espera como breve y el 71,1% resolvió sus problemas de salud. El 47,4% informó estar “satisfecho” con el tratamiento odontológico y el 53,1% calificó la estructura física de las UBS como“cómoda”. La mayoría informó que rara vez recibe orientación sobre salud bucal (60,7%) y los procedimientos más solicitados fueron extracciones (28,8%) y restauraciones (32,2%). La ubicación de la UBS mostró una relación significativa con la calidad de los servicios (p = 0,0015). Los usuarios de SBU en Patos-PB están relativamente satisfechos con la atención odontológica que se brinda en atención primaria, y sus quejas en general son atendidas con prontitud por profesionales.
Keywords: Avaliação em saúde
Atendimento odontológico - avaliação
Qualidade do atendimento odontológico
Atenção Básica - atendimento odontológico
Satisfação do usuário - atendimento odontológico
Usuários de atendimentos odontológicos - avaliação
Health assessment
Dental care - evaluation
Quality of dental care
Primary Care - dental care
User satisfaction - dental care
Users of dental care - evaluation
valoración de Salud
Cuidado dental - evaluación
Calidad de la atención odontológica
Atención primaria - atención dental
Satisfacción del usuario - cuidado dental
Usuarios de atención odontológica - evaluación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Odontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23867
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