Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVESTRE JUNIOR, R. Apt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377987566734563pt_BR
dc.contributor.advisor1FEITOSA, Faldryene de Sousa Queiros.-
dc.contributor.advisor1IDFEITOSA, F. S. Q.pt_BR
dc.contributor.referee1PENHA, Elizandra Silva da.-
dc.contributor.referee1IDPENHA. E. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7550484144185158pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Luciana Ellen Dantas.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, L. E. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6409011840552085pt_BR
dc.description.resumoO objeto da pesquisa foi avaliar o acesso e qualidade do atendimento odontológico na atenção básica do município de Patos-PB. Foi realizada uma entrevista com os usuários dos serviços odontológicos das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS) da cidade. Para coleta das informações foi utilizado um instrumento formulado a partir da agregação de questionários previamente validados: QASSaB, dados demográficos e dados sobre a autopercepção de saúde bucal e demanda aos serviços de saúde bucal. Os dados foram analisados pelo programa estatístico SPSS e o teste do Qui-quadrado (IC 95%) avaliou a associação entre as variáveis. Foram entrevistados 211 usuários, onde 61,6% eram do sexo feminino e a maioria (27%) tinha entre 31-40 anos de idade. 65,4% declararam uma renda mensal familiar de 1-3 salários mínimos, 60,7% nunca tiveram dor de dente e 70,1% consideram sua saúde bucal boa. 38,9% consideraram como “fácil” conseguir uma vaga para o tratamento odontológico na UBS, 32,2% avaliou o tempo de espera como curto e 71,1% tiveram os problemas de saúde resolvidos. 47,4% relataram estar “satisfeitos” com o tratamento odontológico e 53,1% avaliaram como “confortável” a estrutura física das UBSs. A maioria relatou que raramente recebe orientações sobre saúde bucal (60,7%) e os procedimentos de maior procura foram as exodontias (28,8%) e restaurações (32,2%). A localização da UBS apresentou relação significativa com a qualidade dos serviços (p=0,0015). Os usuários das UBSs de Patos-PB encontram-se relativamente satisfeitos com o atendimento odontológico realizado na atenção básica, tendo as suas queixas no geral prontamente atendidas pelos profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqOdontologiapt_BR
dc.titleAvaliação do acesso e qualidade do atendimento odontológico na atenção básica sob perspectiva dos usuários.pt_BR
dc.date.issued2021-08-25-
dc.description.abstractThe object of the research was to assess the access and quality of dental care in primary care in the city of Patos-PB. An interview was conducted with users of dental services of the Basic Family Health Units (UBS) in the city. To collect the information, an instrument formulated from the aggregation of previously validated questionnaires was used: QASSaB, demographic data and data on self-perception of oral health and demand for oral health services. Data were analyzed using the SPSS statistical program and the chi-square test (95% CI) assessed the association between variables. 211 users were interviewed, 61.6% were female and the majority (27%) were between 31-40 years old. 65.4% declared a monthly family income of 1-3 minimum wages, 60.7% never had a toothache and 70.1% considered their oral health to be good. 38.9% considered it “easy” to get a place for dental treatment at the UBS, 32.2% rated the waiting time as short and 71.1% had their health problems resolved. 47.4% reported being “satisfied” with the dental treatment and 53.1% rated the physical structure of the UBSs as “comfortable”. Most reported that they rarely receive guidance on oral health (60.7%) and the most sought after procedures were extractions (28.8%) and restorations (32.2%). The location of the UBS showed a significant relationship with the quality of services (p=0.0015). Users of UBSs in Patos-PB are relatively satisfied with the dental care provided in primary care, and their complaints in general are promptly attended to by professionals.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23867-
dc.date.accessioned2022-03-16T17:55:53Z-
dc.date.available2022-03-16-
dc.date.available2022-03-16T17:55:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação em saúdept_BR
dc.subjectAtendimento odontológico - avaliaçãopt_BR
dc.subjectQualidade do atendimento odontológicopt_BR
dc.subjectAtenção Básica - atendimento odontológicopt_BR
dc.subjectSatisfação do usuário - atendimento odontológicopt_BR
dc.subjectUsuários de atendimentos odontológicos - avaliaçãopt_BR
dc.subjectHealth assessmentpt_BR
dc.subjectDental care - evaluationpt_BR
dc.subjectQuality of dental carept_BR
dc.subjectPrimary Care - dental carept_BR
dc.subjectUser satisfaction - dental carept_BR
dc.subjectUsers of dental care - evaluationpt_BR
dc.subjectvaloración de Salud-
dc.subjectCuidado dental - evaluación-
dc.subjectCalidad de la atención odontológica-
dc.subjectAtención primaria - atención dental-
dc.subjectSatisfacción del usuario - cuidado dental-
dc.subjectUsuarios de atención odontológica - evaluación-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVESTRE JUNIOR, Redson Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of access and quality of dental care in primary care from the perspective of users.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluación del acceso y calidad de la atención dental en cuidados básicos de Patos-PB. desde la perspectiva de los usuarios-
dc.identifier.citationSILVESTRE JUNIOR, Redson Alves. Avaliação do acesso e qualidade do atendimento odontológico na atenção básica sob perspectiva dos usuários. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23867pt_BR
dc.description.resumenEl objeto de la investigación fue evaluar el acceso y la calidad de la atención odontológica en atención primaria en la ciudad de Patos-PB. Se realizó una entrevista a usuarios de los servicios odontológicos de las Unidades Básicas de Salud de la Familia (UBS) de la ciudad. Para la recolección de la información se 22 utilizó un instrumento formulado a partir de la agregación de cuestionarios previamente validados: QASSaB, datos demográficos y datos de autopercepción de salud bucal y demanda de servicios de salud bucal. Los datos se analizaron mediante el programa estadístico SPSS y la prueba de chi-cuadrado (IC 95%) evaluó la asociación entre variables. Se entrevistaron 211 usuarios, de los cuales el 61,6% eran mujeres y la mayoría (27%) tenían entre 31 y 40 años. El 65,4% declaró un ingreso familiar mensual de 1-3 salarios mínimos, el 60,7% nunca tuvo dolor de muelas y el 70,1% consideró que su salud bucal era buena. El 38,9% consideró “fácil” conseguir una plaza para tratamiento odontológico en la UBS, el 32,2% calificó el tiempo de espera como breve y el 71,1% resolvió sus problemas de salud. El 47,4% informó estar “satisfecho” con el tratamiento odontológico y el 53,1% calificó la estructura física de las UBS como“cómoda”. La mayoría informó que rara vez recibe orientación sobre salud bucal (60,7%) y los procedimientos más solicitados fueron extracciones (28,8%) y restauraciones (32,2%). La ubicación de la UBS mostró una relación significativa con la calidad de los servicios (p = 0,0015). Los usuarios de SBU en Patos-PB están relativamente satisfechos con la atención odontológica que se brinda en atención primaria, y sus quejas en general son atendidas con prontitud por profesionales.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REDSON ALVES SILVESTRE JUNIOR - TCC ODONTOLOGIA CSTR 2021.pdfRedson Alves Silvestre Junior - TCC Odontologia CSTR 2021.860.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.