Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23877
Title: Gênero notícia no contexto social: uma prática de multiletramentos.
Other Titles: News genre in the social context: a practice of multiliteracies.
???metadata.dc.creator???: SUARES, Fernanda Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA , Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , Jorgevaldo de Souza.
Keywords: Linguística textual;Gêneros textuais;Notícia - gênero textual;Letramento;Multiletramento;Textual linguistics;Textual genres;News - textual genre;Literacy;Multiliteracy
Issue Date: 12-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SUARES, Fernanda Alves. Gênero notícia no contexto social: uma prática de multiletramentos. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho destaca a contribuição que a Linguística Textual vem desenvolvendo nos últimos anos, trazendo o texto como ferramenta indispensável a ser trabalhado em sala de aula, desconstruindo, assim, a visão estruturalista que estava atrelada a um ensino voltado para o estudo da palavra e frase, de forma descontextualizada. Além disso, destacamos a importância dos gêneros textuais nesse processo de ensino da Língua Portuguesa, por contribuir na construção de um ensino significativo para o aluno, ao situá-lo nos vários contextos sociais, em que ele se encontra. Como é perceptível, a linguagem dos novos gêneros, tornam-se cada vez mais maleáveis, entre eles estão os gêneros digitais tais como: blog, e-mail, chat, dentre outros. Nessa perspectiva destacaremos o gênero notícia e sua participação na prática dos multiletramentos. Por este viés, o presente trabalho tem como objetivo geral, destacar a relevância das práticas de letramento e multiletramentos nas atividades de leitura e produção textual, especificamente por meio do gênero notícia. Como objetivos específicos: apresentar as contribuições que a Linguística Textual trouxe para o trabalho com o texto; enfatizar a importância do gênero textual como ferramenta indispensável na construção do texto e compreender a importância do trabalho com o texto, no ensino aprendizagem, no que diz respeito à leitura e à escrita na perspectiva dos multiletramentos Para tanto, nos fundamentamos, principalmente, nos trabalhos desenvolvidos por Marcuschi (2002, 2005, 2008) Koch (1997), Costa Val (1999), Antunes (2010), Rojo (2012, 2015); Soares (1999, 2002, 2009) e Kleiman (1995), os quais deram uma enorme contribuição para os estudos da Língua Portuguesa. Já a metodologia está pautada em uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa, nos quais foram utilizados como instrumento de pesquisa: livros; artigos acadêmicos, revistas e sites acadêmicos da web, com a intenção de aprofundar o processo de uso dos multiletramentos por meio do gênero notícia e sua aplicabilidade no ensino médio. Para isso, apresentamos uma proposta pedagógica, a ser apresentada a professores do 1° ano, no intuito de contribuir na sua prática pedagógica em sala de aula, no que se refere à leitura e escrita.
Abstract: This present monograph emphasise the massive contribution that Textual Linguistic has been developed in the recent years, bringing to text as an indispensable resource to be developed in the classroom, therefore deconstructing the structuralist view which was linked to a decontextualized teaching focused on the study of word and phrase. In addition, we underscored the importance of textual genres in this process of teaching the Portuguese language to contributing to the construction of a meaningful teaching for the student to place him in various social contexts, in which he finds himself. As it is perceptible, the language of the new genres become increasingly malleable, among them are the digital genres, such as: blog, email, chat, among others. In and it is within this perspective that we will highlight the genre News and its participation in the practice of multiliteracies. By this biases, the present monograph as a general objective, to highlight the relevance of literacy and multilearning practices in reading and textual production activities, specifically through the news genre and as specific objectives: to show the contributions that Textual Linguistics brought to working with texts; to emphasize the importance of textual genres as indispensable tool in the construction of the text and aims to comprehend the relevance of working with text , in teaching-learning, with regard to reading and writing from the perspective of multiliteracies. Therefore, we base, meanling, in the works developed by Marcuschi (2002, 2005, 2008) Koch (1997), Costa Val (1999), Antunes (2010), Rojo (2012, 2015); Soares (1999, 2002, 2009) e Kleiman (1995), who made an enormous contribution to the studies of Portuguese language. Regarding the methodology is based on a bibliographic research,qualitative nature, in which they were used as a research instrument : books; academic articles ,magazines and academic websites with an intention to deepen the process of using multiliteracies, through the genre not known and its applicability in high school. For this puporse, we present a pedagogical proposal, to be presented to teachers of the 1st grade, high school , in order to contribute to their pedagogical practice in the classroom, regarding to reading and writing.
Keywords: Linguística textual
Gêneros textuais
Notícia - gênero textual
Letramento
Multiletramento
Textual linguistics
Textual genres
News - textual genre
Literacy
Multiliteracy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23877
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA ALVES SUARES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTGUESA. 2017.pdfFernanda Alves Suares. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.14.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.