Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2388
Title: Imaginário social, semiárido e representações da natureza na obra Vidas Secas: Interfaces entre literatura, ambiente e história.
Other Titles: Social imaginary, semi-arid and representations of nature in the work Dried Lives: Interfaces between literature, environment and history.
???metadata.dc.creator???: BURITI, Catarina de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, José Otávio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Edson Hely.
???metadata.dc.contributor.referee2???: APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.
Keywords: Imaginário social;Semiárido - representações literárias;Vidas Secas - Graciliano Ramos;Relação literatura e história;História e literatura;Literatura e ambiente;História e ambiente;Ambiente e Literatura;Ambiente e história;História ambiental;Environmental history;Imaginary;Graciliano Ramos - Vidas Cecas.
Issue Date: Sep-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BURITI, Catarina de Oliveira. Imaginário social, semiárido e representações da natureza na obra Vidas Secas: Interfaces entre literatura, ambiente e história. 2010. 194f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho consiste em analisar de que forma os referenciais naturais/climáticos e sociais/históricos influenciaram as escolhas criativas do escritor Graciliano Ramos na obra Vidas secas, publicada em 1938. Para tanto, apropria-se dos conceitos de imaginário social propostos por Baczko (1985), Le Goff (1992) e Castoriadis (1982; 1987) para problematizar as imagens e representações instituídas pelas personagens dessa trama em torno da Caatinga, assim como as práticas culturais e políticas engendradas a partir dessas percepções. Compartilhando com uma concepção de literatura que a considera como mantendo vínculos com o mundo vivido, a pesquisa historiciza a forma como a sociedade se apropriou do Semiárido na década de 1930 e destaca as riquezas e potencialidades desse ambiente que ainda estão para serem valorizadas.
Keywords: Imaginário social
Semiárido - representações literárias
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Relação literatura e história
História e literatura
Literatura e ambiente
História e ambiente
Ambiente e Literatura
Ambiente e história
História ambiental
Environmental history
Imaginary
Graciliano Ramos - Vidas Cecas.
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2388
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CATARINA DE OLIVEIRA BURITI - DISSERTAÇÃO PPGH 2010..pdfCatarina de Oliveira Buriti - Dissertação PPGH 2010.31.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.