Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23888
Title: O livro didático na aula de história: a ação docente.
Other Titles: The textbook in the history class: the teaching action.
???metadata.dc.creator???: DINIZ, Maria Ranyelle.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Rosilene Alves de.
Keywords: História - ensino;Livro didático;Ensino de história;Ação docente - Licenciatura em história;History - teaching;Textbook;History teaching;Teaching action - Degree in history
Issue Date: 10-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DINIZ, Maria Ranyelle. O livro didático na aula de história: a ação docente. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo problematiza o uso do livro didático de História na sala de aula, na atualidade, tendo como lócus de pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Dione Diniz Oliveira Dias, do município de Sousa-PB. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica sobre o tema enfocado, fontes documentais – LDB, PCN’s, etc. e de entrevistas semiestruturadas, com professores de História e alunos da referida escola. O objetivo principal não foi investigar apenas a qualidade do livro didático, mas, principalmente, abordar a idéia do perfil de um profissional bem qualificado e apto para a utilização desse material, verificando a dificuldade do seu uso no ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, pensando o livro didático como um artefato cultural, cuja importância para o ensino-aprendizagem envolve diferentes sujeitos, dentre eles, o professor e o aluno. Para tanto, consideramos as questões relacionadas à formação do docente e à produção desse material, numa busca contínua para novas interpretações e questionamentos acerca do seu uso e melhoramentos na prática escolar.
Abstract: This study discuss the use of the textbook of history in the classroom, at present, having as research locus the State School of Elementary and Secondary Education Prof. Dione Diniz Oliveira Dias, the municipality of Sousa-PB. The survey was conducted through literature review on the subject focused, documentary sources LDB, NCPs etc. and the application of semistructured interviews with history teachers and students of that school. The main objective was not to investigate only the quality of the textbook, but mainly address the idea of the profile of a well qualified and professional able to use this material, checking the difficulty of its use in the workplace and at the same time thinking the textbook as a cultural artifact, whose importance to the teachinglearning involves different subjects, among them, the teacher and the student. To this end, we consider the issues related to the training of teachers and the production of this material, in a constant search for new interpretations and questions about its use and improvements in school practice.
Keywords: História - ensino
Livro didático
Ensino de história
Ação docente - Licenciatura em história
History - teaching
Textbook
History teaching
Teaching action - Degree in history
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23888
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA RANYELLE DINIZ. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2015.pdfMaria Ranyelle Diniz. TCC. Licenciatura em História. 2015.1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.