Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839150263503872pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Erliane Miranda da Rocha.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática a Formação e Atuação Docente para o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e compreende uma reflexão que busca compreensão e aprendizagem. O trabalho tem como objetivo geral: analisar a formação e atuação dos docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de história. E como objetivos específicos: caracterizar o processo de formação dos professores no ensino de história dos anos Iniciais; identificar os métodos e conteúdos utilizados pelos docentes no ensino de história e estabelecer a relação entre a formação e atuação dos docentes na atualidade Para a realização desse trabalho inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, buscando através de teóricos como: Rocha (1999), PCN’s (2001), Fonseca (2003 e 2007), Imbernón (2006) e Bittencourt (2008). Optamos por uma pesquisa exploratória através de um questionário voltado para professoras formadas em Pedagogia e atuando nos anos iniciais do ensino fundamental para obtermos dados para responder nossas indagações. Através dos resultados obtidos nessa pesquisa, foi possível ver que alguns dos docentes demonstram domínio do saberes almejado na formação e sabe como desenvolvê-los na atuação em sala de aula, e até atualizá-lo quando necessário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação e atuação docente para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2016-05-17-
dc.description.abstractThis work is subject to Training and Practice Lecturer for History Teaching in the Early Years of Elementary Education, and comprises a reflection that seeks understanding and learning. The work has the general objective: to analyze the formation and performance of teachers in primary education Years Initials in the discipline of history. And as specific objectives: to characterize the process of training of teachers in the teaching of history the years Initials; identify the methods and content used by teachers in the teaching of history and establish the relationship between the education and performance of teachers today for the realization of this work initially we conducted a literature search on the subject, searching through theoretical as Rock (1999) NCP's (2001), Fonseca (2003 and 2007), Imbernon (2006) and Bittencourt (2008). We opted for an exploratory research through a questionnaire aimed at teachers trained in pedagogy and acting in the early years of elementary school to obtain data to answer our questions. The results obtained in this research, it was possible to see that some of the teachers demonstrate the desired domain knowledge in training and know how to develop them in action in the classroom, and to update it when necessary.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23889-
dc.date.accessioned2022-03-17T12:44:40Z-
dc.date.available2022-03-17-
dc.date.available2022-03-17T12:44:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação e atuação docentept_BR
dc.subjectEnsino de história - anos iniciaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHistory - elementary schoolpt_BR
dc.subjectTeacher training and performancept_BR
dc.subjectHistory teaching - early yearspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Daniele de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training and performance for the teaching of history in the early years from elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Daniele de Oliveira. Formação e atuação docente para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELE DE OLIVEIRA DANTAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfDaniele de Oliveira Dantas. Monografia Pedagogia. CFP 2016.289.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.