Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23892
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957202300822377pt_BR
dc.contributor.advisor1ROSENDO, Rosana Araújo.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4265443266983718pt_BR
dc.contributor.referee1SARMENTO, Tassia Cristina de Almeida Pinto.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8780072808231578pt_BR
dc.contributor.referee2FIGUEIREDO, Camila Helena Machado da Costa.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5520449990811519pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho foi avaliar o nível de autoconfiança dos alunos de graduação em Odontologia na realização das etapas do tratamento endodôntico em diferentes grupos dentais no curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa observacional, descritiva, de caráter transversal e quantitativa, na qual foi aplicado um questionário via plataforma Google Forms aos alunos que estavam cursando entre o sexto e o nono período letivo que aceitaram participar da pesquisa. Os dados foram registrados na forma de banco de dados do programa de informática SPSS (Statistical Package for Social Sciences) for Windows, e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial bivariada. De acordo com os dados coletados no questionário, os resultados da pesquisa demonstraram que a maioria dos estudantes se sentem mais “confiantes” nas etapas de radiografia de odontometria (50,5%) e conemetria (45,6%) em dentes unirradiculares, se sentem “neutros” em todas as etapas de tratamento em dentes pré-molares. Já em relação aos molares, grande parte se sente “muito pouco confiante” para as etapas de radiografia de prova de cone (33,0%) e abertura coronária (32,0%). Observou-se também que não houve associação estatisticamente significativa entre o nível de autoconfiança dos alunos e o período letivo cursado. Portanto, concluise que os alunos se sentem confiantes nas etapas de tratamento endodôntico no grupo dos elementos dentários unirradiculares e pouco confiantes no grupo dos molares, independente do período letivo cursado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqOdontologiapt_BR
dc.titleAvaliação do nível de autoconfiança dos alunos de graduação em Odontologia na realização do tratamento endodôntico.pt_BR
dc.date.issued2021-10-04-
dc.description.abstractThe aim of this study was to assess the level of self-confidence of undergraduate dentistry students in performing the stages of endodontic treatment in different dental groups in the Dentistry course at the Federal University of Campina Grande. This is an observational, analytical, cross-sectional and quantitative research, in which a questionnaire was applied via the Google Forms platform to students who were attending between the sixth and ninth term who agreed to participate in the research. Data were recorded in the form of a database of the computer program SPSS (Statistical Package for Social Sciences) for Windows, and analyzed using descriptive and inferential bivariate statistics. According to the data collected in the questionnaire, the survey results showed that most students feel more "confident" in the radiography steps of odontometry (50.5%) and conemetry (45.6%) in single-rooted teeth, if they feel “neutral” at all stages of treatment in premolar teeth. In relation to molars, a large part feels “very little confident” for the steps of cone test radiography (33.0%) and coronary opening (32.0%). It was also observed that there was no statistically significant association between the level of self-confidence of students and the academic period attended. Therefore, it is concluded that students feel confident in the endodontic treatment stages in the single-rooted dental elements group and little confidence in the molar group, regardless of the academic period attended.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23892-
dc.date.accessioned2022-03-17T14:11:43Z-
dc.date.available2022-03-17-
dc.date.available2022-03-17T14:11:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTratamento endodônticopt_BR
dc.subjectEstudantes de odontologia - CSTR UFCGpt_BR
dc.subjectAvaliação da autoconfiança - estudantes de Odontologiapt_BR
dc.subjectEndodontiapt_BR
dc.subjectAtendimento em endodontiapt_BR
dc.subjectEnsino em endodontiapt_BR
dc.subjectEndodontic treatmentpt_BR
dc.subjectDentistry students - CSTR UFCGpt_BR
dc.subjectSelf-confidence assessment - Dentistry studentspt_BR
dc.subjectEndodonticspt_BR
dc.subjectEndodontic carept_BR
dc.subjectTeaching in endodonticspt_BR
dc.subjectTratamiento de endodonciapt_BR
dc.subjectEstudiantes de Odontología - CSTR UFCGpt_BR
dc.subjectEvaluación de la confianza en uno mismo - Estudiantes de odontologíapt_BR
dc.subjectEndodonciapt_BR
dc.subjectCuidado de endodonciapt_BR
dc.subjectEnseñanza en endodonciapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Laryssa Tenório.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of the self-confidence level of undergraduate dentistry students in the performance of endodontic treatmentpt_BR
dc.title.alternativeEvaluación del nivel de confianza en sí mismo de los estudiantes de pregrado en odontología en la realización del tratamiento endodônticopt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Laryssa Tenório. Avaliação do nível de autoconfiança dos alunos de graduação em Odontologia na realização do tratamento endodôntico. 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23892pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo de este estudio fue evaluar el nivel de autoconfianza de los estudiantes de pregrado en Odontología en la realización de las etapas del tratamiento endodóntico en diferentes grupos odontológicos de la carrera de Odontología de la Universidad Federal de Campina Grande. Se trata de una investigación observacional, analítica, transversal y cuantitativa, en la que se aplicó un cuestionario a través de la plataforma Google Forms a los alumnos que cursaban entre el sexto y noveno trimestre que aceptaron participar en la investigación. Los datos se registraron en forma de base de datos del programa informático SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para Windows y se analizaron mediante estadística bivariada descriptiva e inferencial. Según los datos recopilados en el cuestionario, los resultados de la encuesta mostraron que la mayoría de los estudiantes se sienten más "seguros" en los pasos radiográficos de odontometría (50,5%) y conemetría (45,6%) en dientes unirradiculares, si se sienten "neutrales" en todas las etapas del tratamiento en dientes premolares. En relación a los molares, una gran parte se siente “muy poco segura” para los pasos de la radiografía de prueba de cono (33,0%) y la apertura coronaria (32,0%). También se observó que no hubo asociación estadísticamente significativa entre el nivel de autoconfianza de los estudiantes y el período académico al que asistieron. Por tanto, se concluye que los estudiantes se sienten confiados en las etapas del tratamiento endodóntico en el grupo de elementos dentarios unirradiculares y poca confianza en el grupo de los molares, independientemente del período académico al que asistieron.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARYSSA TENÓRIO DINIZ - TCC ARTIGO ODONTOLOGIA CSTR 2021.pdfLaryssa Tenório Diniz - TCC Artigo Odontologia 2021398.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.