Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACEDO, D. D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7766713047070452pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Maria de Fátima.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290512017403409pt_BR
dc.contributor.advisor-co1RIBEIRO, Roziane Marinho.-
dc.contributor.advisor-co1IDRIBEIRO, Roziane M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9508938213112138pt_BR
dc.contributor.referee1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.contributor.referee2LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga.-
dc.contributor.referee3RAMOS, Fabiana.-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral analisar o agir didático revelado por professores de língua portuguesa, durante intervenções em que orientam os alunos à realização da produção escrita de gêneros textuais. Como objeto de estudo, delimitamos o agir didático desses professores, durante as intervenções mencionadas. Como objetivos específicos, traçamos: (1) identificar os gestos didáticos acionados pelos docentes durante orientações para a escrita de gêneros textuais; (2) caracterizar o agir didático mobilizado pelos professores durante essas orientações; (3) interpretar as tematizações sobre o agir didático e os gestos didáticos mobilizados pelos professores em sessões de autoconfrontação simples (ACS). Para tanto, fundamentamo-nos no campo da Linguística Aplicada, tendo em vista a análise do uso da linguagem mediante práticas sócio-historicamente situadas (MOITA LOPES, 2006). De forma específica, nos ancoramos nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999, 2004, 2006, 2008, 2012), da Didática das Línguas (AEBY-DAGHÉ; DOLZ, 2008; DOLZ, 2009, 2016; DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2019; SCHNEUWLY, 2009) e da Clínica da Atividade (CLOT, 2006; LOUSADA, 2006; MACHADO, 2007; SOUZA-E-SILVA, 2004). Este estudo se enquadra no paradigma qualitativo de pesquisa (MINAYO, 2009), de cunho interpretativo (MOREIRA; CALEFFE, 2008), cuja abordagem é de base etnográfica (CAVALLEIRO, 2013; MATTOS, 2011). Foi organizado o seguinte percurso metodológico: (1) entrevista pré-tarefa áudio gravada; (2) acompanhamento e gravações, em vídeo, de aulas de dois professores de língua portuguesa; (3) sessões de autoconfrontação simples (ACS) com cada participante. O corpus deste estudo foi constituído pelas gravações produzidas ao longo desse percurso, as quais foram realizadas com dois professores atuantes na cidade de Campina Grande – PB, vinculados a Escolas Cidadãs Integrais, em turmas do Ensino Médio. Através da análise dos dados, percebemos que o modo como os professores orientaram os alunos para a realização da produção escrita revela um sistema de gestos que emprega um contorno particular às situações de ensino analisadas. O agir didático instrucional pôde ser caracterizado pelo acionamento desse sistema e sinalizou a materialização de uma intencionalidade didática. Durante as ACS, os professores se referiram às motivações, intenções e mobilização de recursos materiais e comportamentais, inerentes a essas situações de ensino. A partir disso, observamos a emergência de diferentes tipos de agir didático instrucional: o afetivo, o reflexivo e o normativo. Diante disso, salientamos a relevância da reflexão acerca das orientações em questão, as compreendendo não como um momento em que o docente somente atribui ao aluno uma ação, mas como uma situação didática em que mobiliza o seu agir, no sentido de orientar, instruir e prescrever a produção. Por fim, apontamos para a necessidade de pesquisas que investiguem a reverberação do agir didático instrucional nas produções escritas dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagempt_BR
dc.titleO agir didático instrucional de professores de língua portuguesa em orientações para a escrita de gêneros textuais.pt_BR
dc.date.issued2021-02-
dc.description.abstractThe current study has the objective of analyzing the didactic action revealed by Portuguese language teachers, during interventions in which they guide students in the written production of textual genres. As the study object, we delimited the didactic action of these teachers in the mentioned interventions. As specific objectives, we set: (1) to identify the didactic gestures used by teachers during guidelines for the writing of textual genres; (2) to characterize the didactic action mobilized by teachers during these orientations; (3) to interpret the themes about didactic action and didactic gestures mobilized by teachers in simple selfconfrontation sessions (SCS).To this end, we are based on the Applied Linguistics field, with a view to analyzing the use of language through social and historical situated practices (MOITA LOPES, 2006). We are also anchored in the assumptions of Sociodiscursive Interactionism, ISD, (BRONCKART, 1999, 2004, 2006, 2008, 2012) and in the Didactics of Languages, especially related to the contributions about the writing and mother tongue teachings (AEBY-DAGHÉ; DOLZ, 2008; DOLZ, 2009, 2016; DOLZ; GAGNON; DECANDIUM, 2019; SCHNEUWLY, 2009). In view of the discussions about the specificities of the teaching work and the contributions of the self-confrontation method for the reflection on this work (CLOT, 2006; LOUSADA, 2006; MACHADO, 2007; SOUZA-E-SILVA, 2004), we also consider the contributions from the Activity Clinic.This study is inserted in the qualitative paradigm of research (MINAYO, 2009), it has an interpretative nature (MOREIRA; CALEFFE, 2008) and its approach is ethnographic basis (CAVALLEIRO, 2013; MATTOS, 2011). That said, the following methodological path was organized: (1) audio recorded pretask interview; (2) monitoring and video recordings of two Portuguese language teachers’ classes; (3) SCS sessions with each participant. Thus, the corpus of this study consists of audio and video recordings produced along this route. These recordings were made with two teachers that work in the city of Campina Grande - PB, linked to Integral Citizen Schools, in high school classes. Through the reading of the data, it was possible to point out that the didactic gestures revealed by the teachers give a particular outline to the teaching sequences (TS) taught by them, revealing a path that outlines the way each teacher led students to the written production. From that, we were able to characterize the instructional didactic action, mobilized by these professionals through the teaching situations in question. Considering the themes presented by the teachers throughout the SCS sessions, we observed that the mobilization of this action was permeated by external motivations and internalized intentions of each participant. Based on this, we point out the emergence of different types of instructional didactic action: affective, reflective and normative.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23895-
dc.date.accessioned2022-03-17T14:35:20Z-
dc.date.available2022-03-17-
dc.date.available2022-03-17T14:35:20Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAgir didáticopt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectGestos didáticospt_BR
dc.subjectProdução escrita de gêneros textuaispt_BR
dc.subjectDidactic actionpt_BR
dc.subjectSociodiscursive interactionismpt_BR
dc.subjectDidactic gesturespt_BR
dc.subjectWritten production of textual genrespt_BR
dc.subjectActo didácticopt_BR
dc.subjectInteraccionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectGestos didácticospt_BR
dc.subjectProducción escrita de géneros textualespt_BR
dc.subjectActe didactiquept_BR
dc.subjectInteractionnisme sociodiscursifpt_BR
dc.subjectGestes didactiquespt_BR
dc.subjectProduction écrite de genres textuelspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACÊDO, Danielly Dayane Soares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe instructional didactic action of portuguese language teachers in guidelines for writing textual genres.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationMACÊDO, D. D. S. de. O agir didático instrucional de professores de língua portuguesa em orientações para a escrita de gêneros textuais. 2021. 257 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23895pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLY DAYANE SOARES DE MACÊDO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2021.pdfDanielly Dayane Soares de Macêdo - Dissertação PPGLE CH 20212.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.