Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2390
Title: Desempenho de modelos para a estimativa da radiação de onda longa atmosférica em Petrolina – PE.
Other Titles: Performance of models for estimation of atmospheric long - wave radiation in Petrolina - PE.
???metadata.dc.creator???: PATRIOTA, Maria do Rosário Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Bernardo Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Carlos Antonio Costa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMAZONAS, Irami Buarque do.
Keywords: Equações de onda longa atmosférica.;Parâmetros estatísticos.;SONDA.;Petrolina (PE).;Longwave atmospheric equations.;Statistical parameters.
Issue Date: 26-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PATRIOTA, Maria do Rosário Alves. Desempenho de modelos para a estimativa da radiação de onda longa atmosférica em Petrolina – PE. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia), Programa de Pós-graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A radiação de onda longa atmosférica é de suma importância em estudos de balanços energéticos na interação Biosfera-Atmosfera, constituindo-se, decisiva em pesquisas relativas as mudanças climáticas a nível regional e global, uma vez que está diretamente relacionada com a temperatura da atmosfera. É parâmetro de entrada de diversos modelos de circulação atmosférica e previsão do tempo. Porém, raramente é medida nas redes observacionais do Brasil, por ser um dos componentes do balanço de radiação mais caro e difícil de ser monitorado em estudos micrometeorológicos. Assim, historicamente muitos esforços veem sendo realizados, para a criação de modelos empíricos e analíticos para estimar essa componente radiativa através de variáveis mais facilmente medidas. Este trabalho teve como principal objetivo avaliar o desempenho de doze modelos para a estimativa da radiação de onda longa atmosférica em Petrolina – PE utilizando dados do projeto SONDA. Os cálculos foram processados em médias horárias e diárias para diferentes condições de nebulosidade (céu claro, céu parcialmente nublado e céu nublado) e sazonalidade (período seco e chuvoso), utilizando as variáveis meteorológicas de pressão de vapor d’ água e temperatura do ar à superfície como parâmetros de entrada dos modelos. O período de estudo compreendeu o ano de 2015. Os parâmetros estatísticos para validação dos modelos, consistiram em: Raiz do Erro Quadrático Médio (REQM), Erro Médio Absoluto (EMA) e Erro Percentual Relativo Médio (EPRM). Ademais, coeficiente de correlação de Pearson (r) e coeficiente de determinação (R²). Portanto, os modelos que apresentaram os melhores resultados a partir da análise estatística, sendo os mesmos indicados para as medições da radiação de onda longa atmosférica em Petrolina foram os de: Brunt (1932), Brutsaert (1975) Prata (1996), Berdahl e Martin (1984), Berger et al. (1984), Angstrom (1918), Idso (1982) e Lommer et al. (2007).
Keywords: Equações de onda longa atmosférica.
Parâmetros estatísticos.
SONDA.
Petrolina (PE).
Longwave atmospheric equations.
Statistical parameters.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meteorologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2390
Appears in Collections:Mestrado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO ROSÁRIO ALVES PATRIOTA, - DISSERTAÇÃO PPGMET 2018.pdf3.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.